Por: Nilson Hort on 04/12/18 14:40
Ações ocorreram em colégios estaduais em Campo Mourão e Peabiru

No segundo semestre de 2018, o Centro Universitário Integrado iniciou uma parceria com o Governo Federal por meio do programa Residência Pedagógica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O programa beneficiou acadêmicos do 6º período do curso de Ciências Biológicas e os colégios participantes.

No Programa de Residência Pedagógica, os acadêmicos são chamados de residentes e os professores da educação básica participantes de preceptores. Essa nomenclatura indica que os alunos, que recebem bolsas de estudo para participarem do Programa, devem imergir no ambiente escolar.

Ao longo do semestre diversas atividades foram desenvolvidas. No mês de setembro, foi realizado o encontro de integração do programa, no qual os residentes puderam conhecer e interagir com suas preceptoras.

O encontro de integração deu início às atividades do Curso de Formação de Preceptores, que promoveu atividades de estudo e reuniões coletivas com foco em temas atuais da educação, como a Base Nacional Comum Curricular e Metodologias Ativas de Aprendizagem.

As professoras Lumena Coutinho, do Colégio Estadual Marechal Rondon (Campo Mourão), e Andressa Casali, do Colégio Estadual Quatorze de Dezembro (Peabiru), participaram ativamente de todas as etapas. O papel das preceptoras foi fundamental para os planejamentos de aulas com metodologias ativas realizadas pelos bolsistas, para serem aplicados nas escolas participantes.
Durante o semestre, os alunos desenvolveram ações nas escolas, como: Espaço da Biologia na Mostra Cultural do Colégio Estadual Quatorze de Dezembro, sob a responsabilidade da professora Andressa Casali. Palestra e atividades sobre a correta destinação dos resíduos gerados pela escola, como parte do projeto “Minha Escola Merece Cuidados” de responsabilidade da professora Lumena Coutinho.
Após as orientações, os residentes encerram o primeiro semestre vigente do programa com sucesso. O balanço foram horas e horas de estudos, atividades na escolas e planejamentos prontos para iniciar 2019 a todo vapor.
O programa continua durante as férias com atividades programadas. No início de 2019, os bolsistas, a coordenadora de área, professora Debora Lima e as preceptoras retomarão as reuniões e colocarão todo o planejamento em prática.
Comentários