Acadêmicos de Ciências Biológicas realizam atividades de Residência Pedagógica

Ações ocorreram em colégios estaduais em Campo Mourão e Peabiru

 

Residência Pedagógica 3


No segundo semestre de 2018, o Centro Universitário Integrado iniciou uma parceria com o Governo Federal por meio do programa Residência Pedagógica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O programa beneficiou acadêmicos do 6º período do curso de Ciências Biológicas e os colégios participantes.

 

Residência Pedagógica 1


No Programa de Residência Pedagógica, os acadêmicos são chamados de residentes e os professores da educação básica participantes de preceptores. Essa nomenclatura indica que os alunos, que recebem bolsas de estudo para participarem do Programa, devem imergir no ambiente escolar.

 

Residência Pedagógica 5


Ao longo do semestre diversas atividades foram desenvolvidas. No mês de setembro, foi realizado o encontro de integração do programa, no qual os residentes puderam conhecer e interagir com suas preceptoras.

 

Residência Pedagógica 4


O encontro de integração deu início às atividades do Curso de Formação de Preceptores, que promoveu atividades de estudo e reuniões coletivas com foco em temas atuais da educação, como a Base Nacional Comum Curricular e Metodologias Ativas de Aprendizagem.

 

Residência Pedagógica 6


As professoras Lumena Coutinho, do Colégio Estadual Marechal Rondon (Campo Mourão), e Andressa Casali, do Colégio Estadual Quatorze de Dezembro (Peabiru), participaram ativamente de todas as etapas. O papel das preceptoras foi fundamental para os planejamentos de aulas com metodologias ativas realizadas pelos bolsistas, para serem aplicados nas escolas participantes.

Durante o semestre, os alunos desenvolveram ações nas escolas, como: Espaço da Biologia na Mostra Cultural do Colégio Estadual Quatorze de Dezembro, sob a responsabilidade da professora Andressa Casali. Palestra e atividades sobre a correta destinação dos resíduos gerados pela escola, como parte do projeto “Minha Escola Merece Cuidados” de responsabilidade da professora Lumena Coutinho.

Após as orientações, os residentes encerram o primeiro semestre vigente do programa com sucesso. O balanço foram horas e horas de estudos, atividades na escolas e planejamentos prontos para iniciar 2019 a todo vapor.

O programa continua durante as férias com atividades programadas. No início de 2019, os bolsistas, a coordenadora de área, professora Debora Lima e as preceptoras retomarão as reuniões e colocarão todo o planejamento em prática.

 

Comentários
0