Acadêmicas de Nutrição promovem inclusão escolar através de projeto

Objetivo foi alcançado através de Ações de Educação Nutricional

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Na última semana, as acadêmicas do 8º período do curso de Nutrição do Centro Universitário Integrado, Elaine Castro e Letícia Freitas, promoveram a inclusão escolar mediante a aplicação de de Projeto de Educação Nutricional junto a Escola Municipal Professor Florestan Fernandes. 

A ideia foi fazer a inclusão de um escolar que é deficiente visual e, para essa empreitada, as acadêmicas propuseram o reconhecimento das frutas por outros sentidos que não o visual. O reconhecimento das frutas foi realizado por meio do olfato, paladar e tato. Os demais alunos da turma utilizaram vendas nos olhos para utilizarem esses mesmos sentidos no reconhecimento dos alimentos. 

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As crianças gostaram muito da ação e consumiram praticamente todos os tipos de frutas ofertadas, além de dizerem que gostaram dos sabores e do gosto doce das frutas. Dessa forma, o projeto promoveu mudança do comportamento alimentar, além da inclusão escolar do escolar portador de necessidades especiais, que sentiu-se acolhido por poder utilizar os sentidos que que dispõem para adivinhar que fruta estava consumindo. 

O projeto foi proposto dentro do estágio supervisionado em saúde pública, cuja orientação foi da Profa. Esp. Joslaene Aparecida Ferraz Simão dos Santos. Segundo o coordenador do curso de Nutrição do Centro Universitário Integrado, Renato Castro, os projetos desse cunho além de permitir a aplicação dos conhecimentos teóricos na prática, agregam consciência social aos acadêmicos e remete a formação generalista exigida para o nutricionista. 

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