Agronomia: Acadêmicos utilizam vídeos para falar sobre diagnose e controle de doenças de plantas

Estudantes produziram vídeos educativos que foram divulgados nas redes sociais

3-2


Acadêmicos do curso de Agronomia do Centro Universitário Integrado produziram uma série de vídeos educativos para falar sobre diagnose e controle de doenças de plantas. As produções videográficas fazem parte de um projeto de extensão da Disciplina Fitopatologia Aplicada. Os vídeos foram postados nas redes sociais e já podem ser visualizados pelos interessados.

De acordo com a docente do curso de Agronomia do Centro Universitário Integrado, Cristiane Mendes da Silva-Reis, a utilização dos vídeos segue uma tendência na educação. “A utilização dos vídeos como uma ferramenta pedagógica é importante, pois os estudantes podem acompanhar o trabalho desenvolvido, de forma instantânea, na rede social que eles divulgarem. Além dos próprios acadêmicos, os vídeos atingem ainda mais os agricultores e técnicos da área, que puderam conhecer mais sobre as principais doenças de culturas de interesse da região e do país”, afirma Cristiane.

A professora da disciplina Fitopatologia Aplicada, que orientou o trabalho, diz que o projeto foi bastante positivo. “Com esse tipo de projeto, a aprendizagem torna-se colaborativa. Os estudantes, engajados em pequenos grupos, puderam planejar, trocar idéias, pesquisar sobre o tema, além de se organizar e dividir as tarefas para concretizar os objetivos. Outro ponto fundamental foi que o trabalho desenvolve as habilidades, como gerenciamento, comunicação verbal, cultura digital”, declara Cristiane.

2-3


Os vídeos também tiveram um caráter educativo, já que os temas: sintomatologia e o manejo de doenças, além da identificação correta das doenças pelos acadêmicos contribuem não somente para o aprendizado dos estudantes, mas como um material de pesquisa e de recomendação para os profissionais da área e que serão impactados pelos vídeos.

Vídeos

Os vídeos dos acadêmicos de Agronomia do Centro Universitário Integrado estão disponíveis nas redes sociais. Para procurar pelos vídeos, basta digitar a hashtag: #fitoaplicadanointegrado, que foi utilizada pelos estudantes, na barra de pesquisa do Facebook. Assim, todos os vídeos feitos pelos estudantes, inclusive em outros semestres, aparecerão listados.

Os vídeos deste semestre podem ser conferidos, clicando abaixo:

Mancha Branca no Milho - (Pantoea Ananatis)

Nematóides das galhas em Soja (Meloidogyne incognita e M. javanica)

Oídio em soja (Microsphaera diffusa) 

Oídio em soja (Microsphaera diffusa)

Ferrugem asiática da soja (Phakopsora pachyrhizi)

Nematoides das galhas em soja (Meloidogyne incognita e M. javanica) 

Mancha alvo em soja (Corynespora cassiicola)

Carvão do topo em milho (Sphacelotheca reiliana)

Oídio em soja (Microsphaera diffusa)

Crestamento bacteriano em soja (Pseudomonas savastanoi pv. glycinea) 

Antracnose em soja (Colletotrichum truncatum)

Comentários
0