Iniciação científica: Integrado certifica estudantes do ensino médio

Sessão de avaliação dos programas de Iniciação Científica é realizada nesta semana

 

todos profe e alunos


Em julho de 2018, cinco alunos do ensino médio do Colégio Estadual Antônio Teodoro de Oliveira (ATO), de Campo Mourão, foram beneficiados com repasse das bolsas de Iniciação Científica, por meio de uma parceria entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Supervisão de Pesquisa do Centro Universitário Integrado, o Núcleo Regional de Educação (NRE) da Secretaria do Estado de Educação do Paraná, representado pelo Técnico Pedagógico Ed Carlos da Silva e Colégio ATO, representado pelo Diretor Geral Geraldo Augusto Foltran Teixeira.

Os resultados das pesquisas realizadas foram apresentados, nessa quarta feira (18), para os membros do Comitê Institucional de Iniciação Científica: Profª. Dra. Francielle Baptista, supervisora de Pesquisa; Profª. Dra. Mariana Felgueira Pavanelli, supervisora de Extensão; Prof. Dr. Rafael Zampar, supervisor de Pós Graduação na Sessão Anual de Avaliação de Iniciação Científica do Ensino Médio do Centro Universitário Integrado.

Trabalhos apresentados
“Produção de barras de cereais utilizando borra de café como fonte de matéria-prima”, apresentado pelo aluno bolsista Matheus Felipe Lemes Metchko, com orientação da professora do curso de Engenharia de Produção do Centro Universitário Integrado, Nely Heine Marques Cordeiro.

“O crescimento populacional das Capivaras e sua convivência com as pessoas no Parque do Lago em Campo Mourão”, apresentado pela aluna bolsista Kailayne Soares Ribeiro, sob orientação do professor do curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário Integrado, Rafael Zampar e da professora Gisele Mocelin Martins, do NRE.

“As consequências do bullying no ambiente escolar”, apresentado pela aluna bolsista Lorena Amorim, sob a orientação da coordenadora do curso de Psicologia do Centro Universitário Integrado, Thais Serafim dos Santos.

“A conduta discente a partir do perfil docente: um estudo de caso da (in)disciplina em sala de aula no Colégio Estadual Antônio Teodoro de Oliveira de Campo Mourão”, apresentado pela aluna bolsista Lorena Yasmim Rogaleski, com orientação do professor do NRE, Ed Carlos da Silva.

“As representações da mulher na Congregação Crista no Brasil: uma análise do bairro Lar Paraná em Campo Mourão”, apresentado pela aluna bolsista Caroline Nagela de Oliveira, sob orientação da professora Nair Sutil, do colégio ATO.

Segundo Ed Carlos da Silva, os alunos bolsistas de Iniciação Científica do CNPq/INTEGRADO já participam do Núcleo de Iniciação Científica Júnior no Colégio ATO desde o 9º ano, tendo concluído o curso teórico de Iniciação à Pesquisa oferecido pelo NRE e pela Unespar. “A parceria com o Centro Universitário Integrado e com o CNPq vem consolidar o processo de iniciação à pesquisa no ensino médio que já é realizado no Colégio ATO”, reforça Ed Carlos.

Segundo a supervisora de Pesquisa do Centro Universitário Integrado, Francielle Baptista, essa é uma boa oportunidade para os alunos do ensino médio estreitarem os contatos com o ambiente universitário e com a investigação científica, podendo contar com o apoio do CNPq e de grupos de pesquisa formados por professores e acadêmicos do Centro Universitário Integrado.

Nelly todos

 

Karolayne

 

Thais

 

Lorena

 

Thais todos

 

Nair todos

 

Ed todos

 

Rafa todos

 

Matheus

 

nair

 

Comentários
0