Por: Jonathan Santos on 20/03/19 17:00
Festival mundial de divulgação científica será realizado pela primeira vez em Campo Mourão
.jpg)
Aprender sobre matemática enquanto aproveita para tomar um chope gelado; ter noções sobre física quântica enquanto saboreia uma porção de comida de boteco. Essa é a proposta do 'Pint of Science'. O evento global de divulgação científica coloca pesquisadores e cientistas para falar sobre assuntos complexos, de maneira descontraída e leve, em bares das cidades. O evento, que será realizado pela primeira vez em Campo Mourão, ocorre nos dias 20, 21 e 22 de maio.
O 'Pint of Science' chega a 4ª edição e é realizado, de forma simultânea, em 24 países. De acordo com o site oficial do evento, o Brasil é o campeão em número de cidade participantes: 87 no total. Os temas são diversos: vão de vacinação e mudanças climáticas a câncer, vida em marte e modificação genética de bebês, entre outros. Em Campo Mourão, dois bares foram escolhidos para sediar o evento: Eden Beer e Cayenna Steak House.
O Centro Universitário Integrado participará do evento com cinco professores. Eles vão falar sobre: 'Matemática e Beleza', 'Nutrição e os Distúrbios do Humor', 'A Ciência da Cerveja' e 'A cidade que temos e a cidade que queremos'. Segundo a supervisora de pesquisa do Integrado, Francielle Baptista, a participação dos estudantes será fundamental. "Nós vamos estimular muito a participação dos nossos acadêmicos, tanto que eles serão convidados a participarem e terão certificados do evento. Essa é uma forma de fomentar a participação de todos", garante Francielle.
Segundo o diretor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Campo Mourão, Eduardo Akira Azuma, o evento vai desburocratizar a Ciência para as pessoas comuns. “O Pint of Science é uma forma de aproximar a universidade da sociedade, fazer com que pessoas comuns entendam a importância da pesquisa. Por isso, é tão importante a forma como será feito. A principal meta é tornar a linguagem mais acessível para que qualquer tipo de pessoa entenda o que os pesquisadores querem falar", afirma Azuma.

Pint of Science
De acordo com o site oficial do evento, o Pint of Science nasceu em 2012, da iniciativa de dois pesquisadores do Imperial College, de Londres, que realizavam encontros em seus laboratórios sobre doenças neurodegenerativas, e o festival logo conquistou os cinco continentes. Os pesquisadores Michael Motskin e Pavreen Paul recebiam pacientes e pessoas interessadas em suas pesquisas e com o sucesso do encontro se perguntaram como seria possível levar o cientista até as pessoas.
Assim começava o Pint of Science, o maior festival de divulgação científica do mundo."A palavra Pint refere-se à medida de uma caneca de chope dos pubs ingleses. Por isso, a ideia é de que Pint of Science é uma dose de Ciência, pela forma como o evento foi pensado, para divulgar a Ciência de forma descontraída, nos bares. Ter um evento desse porte em Campo Mourão é importantíssimo não só para a cidade, mas para os pesquisadores, como os do Centro Universitário Integrado e de outras instituições de ensino da cidade", diz o diretor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Campo Mourão, Eduardo Akira Azuma.
Comentários