Integrado oferece programas de iniciação à Docência e Residência Pedagógica

Instituição oferece as bolsas pela primeira vez

evento fb

 

O Centro Universitário Integrado participa, pela primeira vez, dos editais para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e do novo Programa de Residência Pedagógica. Os dois programas de fomento à formação de professores da educação básica são uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão vinculado ao Governo Federal.

De acordo com a Capes, o novo edital do PIBID tem como objetivo promover a iniciação do licenciando no ambiente escolar ainda na primeira metade do curso, visando estimular, desde o início da jornada do docente, a observação e a reflexão sobre a prática profissional no cotidiano das escolas públicas de educação básica.

Já o Programa de Residência Pedagógica tem como objetivo induzir o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado, por meio da imersão do licenciando numa escola de educação básica. A imersão deve contemplar, entre outras ações, regência de sala de aula e intervenção pedagógica.

Os estudantes dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, Educação Física e Pedagogia do Centro Universitário Integrado foram inseridos nos Programas por meio de processo seletivo e receberão bolsas da Capes durante os 18 meses de atividade. Também foram selecionados professores da rede básica de educação dos colégios Darcy Jose Costa, Marechal Cândido Rondon de Campo Mourão e 14 De Dezembro de Peabiru e das Escolas Municipais Professor Florestan Fernandes e Maria Do Carmo Pereira de Campo Mourão.

De acordo com a professora Francielle Baptista, coordenadora institucional do PIBID e do programa de Residência Pedagógica do Centro Universitário Integrado, os estudantes selecionados nos dois programas serão acompanhados por um professor da escola e por um docente do Centro Universitário Integrado. "A oportunidade dos estudantes dos cursos de licenciatura da Instituição em participar do PIBID e do programa de Residência Pedagógica, reforçará a formação de docentes pelo Centro Universitário Integrado e beneficiará as escolas campo”, finaliza Francielle.

Comentários
0