Pedagogia discute inclusão e direitos da pessoa com Síndrome de Down

3º Fórum de Direitos Humanos segue na noite de hoje (29)

01-62


Teve início, na noite de ontem (28), a 3ª edição do Fórum de Direitos Humanos, promovido pelo curso de Pedagogia do Centro Universitário Integrado. Neste ano, a temática do evento gira em torno da inclusão e dos direitos da pessoa com Síndrome de Down. O evento segue hoje (29), no anfiteatro da unidade Centro, com início às 19h30.

IMG_9631


Os trabalhos foram abertos com a palestra "Síndrome de Down: aprender com as diferenças e os obstáculos da vida rumo a superação", conduzida pela experiente pedagoga, Soely Maria das Graças. Durante a atividade, foram discutidas várias situações do dia a dia sofridas por pessoas com a alteração genética e como foram resolvidas em diferentes casos. As associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) também foram abordadas durante a noite.

IMG_9668


De acordo com a professora responsável pela atividade, Elaine da Silva Nantes, a expectativa de vida de pessoas com síndrome de down aumentou nos últimos anos. Estima-se que no Brasil tenha-se aproximadamente 300 mil pessoas com essa síndrome. "Esses dados não podem ser ignorados, principalmente ao pensar que esses indivíduos estão chegando à idade escolar, o que se torna de extrema relevância discutir junto à comunidade acadêmica, pais e professores quais as especificidades dessa síndrome, bem como buscar estratégias para proporcionar uma inclusão educacional de forma que atenda todas as especificidades desse público, destacando seus direitos e possibilidades de adquirir uma maior autonomia", justifica a professora.

 

Comentários
0