Programa de Residência Pedagógica planeja ações para próximo ano

Acadêmicos participam de treinamentos e oficinas

 

Treinamento e orientação para os projetos PIBID


O Programa Residência Pedagógica, que é voltado especificamente para as atividades em sala de aula, ocorre nas Escolas Municipais Maria do Carmo Pereira e a Professor Florestan Fernandes, em Campo Mourão.

Na Escola Municipal Maria do Carmo Pereira, o Programa está voltado para atender uma turma de 2º ano de 2019 no que diz respeito ao letramento. Para isso foi aplicado aos alunos de 1º ano de 2018 uma sondagem visando identificar os níveis de escrita de cada criança. Para o inicio de 2019, os bolsistas residentes farão o planejamento de aulas com metodologias ativas e organizarão para essa turma especificamente um ambiente alfabetizador.

 

Formação PIBID E RESIDÊNCIA. Palestra e Oficina sobre BNCC-1


Na Escola Municipal Professor Florestan Fernandes, os acadêmicos atenderão duas turmas: 3º e 4º anos 2018 que estarão no 4º e 5º anos de 2019. Nessas turmas foi aplicado o Teste de Desempenho Escolar-TDE para mapear o nível de conhecimento dos alunos na linguagem (leitura e escrita) e aritmética. Com os resultados, os acadêmicos planejarão aulas com metodologias ativas. Nesse programa, os alunos serão acompanhados pelas professoras regentes das escolas e pelas professoras do curso de Pedagogia do Centro Universitário Integrado.

Como parte das propostas de capacitação dos bolsistas residentes e professores participantes, o curso de Pedagogia desenvolveu a Oficina sobre a Base Nacional Curricular Comum – BNCC. A oficina apresentou as dimensões para orientar o processo de implementação da BNCC. As dimensões foram organizadas em um percurso que visou propor a escola, e aos professores como trabalharem segundo as habilidades e competências da BNCC de maneira prática.

 

Formação PIBID E RESIDÊNCIA. Palestra e Oficina sobre BNCC b


Programa Residência Pedagógica/CAPES/Integrado é uma ação do governo federal promovida pelo Ministério da Educação, para aperfeiçoar a formação de professores no país e contribuir com a melhora da qualidade da Educação Básica.

Esse modelo de formação docente já é utilizado com sucesso em outros países e promete melhorias na Educação Brasileira. Após um semestre de atividades, treinamentos, capacitações e ações nas escolas o Programa Residência Pedagógica/CAPES/Integrado do curso de Pedagogia já se organiza para as atividades em 2019.

Comentários
0