Enfermeiro irá se especializar na área de Urgência e Emergência

WhatsApp Image 2021-02-01 at 11.54.44

O egresso do curso de Enfermagem do Centro Universitário Integrado, Lucas Benedito Fogaça Rabito, foi aprovado no Programa de Residência em Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina (UEL), um dos mais concorridos do estado. O enfermeiro irá se especializar na área de Urgência e Emergência. A Residência é uma Pós-Graduação Lato sensu, com duração de dois anos, voltada para a educação em serviços da área da saúde.

O enfermeiro contou que o interesse pela residência surgiu durante a graduação. “No segundo ano, eu conheci a professora Damiana e ela apresentou um pouco do que o enfermeiro pode fazer após a faculdade, que tanto pode ser uma pós-graduação, mestrado, doutorado e também nos apresentou a residência explicando que existem programas no Brasil inteiro. A partir daí comecei a estudar os editais, escolhi os programas mais próximos de Campina da Lagoa, que é cidade onde os meus pais moram e fui me programando para as provas e entrevistas”, conta.

O futuro residente ressalta ainda que a formação recebida no Integrado foi fundamental para a conquista da vaga. “O Integrado tem uma grade curricular bem competitiva em relação às demais instituições, até mesmo pelas atividades extracurriculares, intracurriculares, as monitorias, a iniciação científica, o congresso, tudo isso colaborou para que eu conseguisse passar nessa residência, porque o processo seletivo pede um currículo bem amplo, bem competitivo”, explicou.

Para a coordenadora do curso de Enfermagem do Integrado, professora doutora Damiana Guedes da Silva, a participação ativa durante a graduação é essencial para quem deseja se especializar. “O preparo para a residência deve acontecer desde que o estudante ingressa na graduação. O processo seletivo para os programas de residência são baseados naquilo que o acadêmico faz na faculdade. Por isso, desde 2017 a gente tem feito um trabalho muito grande com nossos alunos, mostrando para eles o quanto é importante o envolvimento e desenvolvimento de atividades complementares durante a formação para que ele consiga fazer uma residência, uma boa especialização, porque estando envolvido com a prática, ele tem campo para ir para o mestrado e doutorado”, explicou.

Write A Comment