Atividades foram desenvolvidas com pacientes beneficiários da Farmácia Universitária

projeto nutrifarma

Em setembro do ano passado, os cursos de Farmácia e Nutrição do Centro Universitário Integrado iniciaram um projeto interdisciplinar, no qual estava prevista a oferta de consultas de nutrição a pacientes que apresentam agravos em saúde pública e que são beneficiários dos serviços da Farmácia Universitária.

O escopo do projeto, além das consultas de nutrição para a promoção da mudança do comportamento alimentar, englobou ainda o acompanhamento farmacoterapêutico dos pacientes polimedicados, também beneficiários da Farmácia Universitária. No seguimento farmacoterapêutico é avaliada a medicação utilizada, possíveis Problemas Relacionados aos Medicamentos (PRMs), interações medicamentosas, avaliação e orientação sobre posologias e horários das medicações, além do monitoramento da glicemia e pressão arterial.

As consultas de nutrição foram realizadas por estagiários do 8º período do curso e o acompanhamento farmacoterapêutico pelos estagiários do curso de Farmácia.

projeto nutri (1)

Os cursos envolvidos celebram os excelentes resultados do projeto, que soma aproximadamente 70 consultas/atendimentos, entre primeiras consultas e retornos, realizados no período de setembro a dezembro de 2020.

Para o coordenador do curso de Nutrição, Renato Castro, que supervisionou os acadêmicos do curso de Nutrição, o projeto contribuiu para prevenção e tratamento de agravos em saúde pública e a melhoria da qualidade de vida dos pacientes beneficiários da Farmácia Universitária.

projeto nutri edt

A coordenadora do curso de Farmácia, Ana Carla Broetto Biazon, acrescenta que a parceria com o curso de Nutrição proporciona aos pacientes um atendimento mais completo que alia medicamentos e dietoterapia. Além disso, o projeto, por meio da interdisciplinaridade, prepara os acadêmicos participantes para o trabalho em equipe e permite a obtenção de habilidades sociais exigidas para o mercado de trabalho.

projeto nutri e farma edt

A responsável técnica da Farmácia Universitária, Kelly Mesquita, ressalta que houve uma adesão muito boa ao projeto por parte dos pacientes, que gostaram bastante da possibilidade de usufruir mais um serviço quando da busca pelos medicamentos no ambiente didático do curso de Farmácia.

Dessa maneira, os cursos de Farmácia e Nutrição mostram, de forma factível, que o Centro Universitário Integrado contribui com a sociedade, na qual está inserido, por meio da oferta de serviços, sem ônus financeiro para os pacientes.

Write A Comment