Competição reúne alunos de 54 mil escolas e abrange 99,78% dos municípios brasileiros

Na tarde de hoje (7), os alunos do Colégio Integrado realizaram a prova da 1ª fase da 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (OBMEP). Destinada a alunos do 6º ano do ensino fundamental – anos finais ao 3º ano do ensino médio, essa é considerada a maior competição científica do país, abrangendo 99,78% dos municípios brasileiros e 54 mil escolas.

A prova tem 20 questões e é elaborada em três níveis, respeitando o grau de escolaridade dos participantes: nível 1 (6º e 7º ano do ensino fundamental – anos finais), nível 2 (8º e 9º ano do ensino fundamental – anos finais) e nível 3 (ensino médio). 

Segundo a coordenadora do Ensino Fundamental – Anos Finais do Colégio Integrado, Débora Lima, a participação dos alunos nas olimpíadas científicas nacionais é incentivada pelos professores da instituição. “Os professores incentivam e motivam os alunos a se desafiarem. Mais do que uma prova, para os alunos é uma conquista pessoal perceber que têm conhecimento para resolver as questões e que nas classificações nacionais podem obter destaque e até medalhas. A OBMEP já é tradicional para os alunos Ensino Fundamental II e Ensino Médio, o histórico de premiações também é tradicional e todos os anos garantimos alunos com destaque de desempenho”.

Os estudantes classificados na primeira fase da OBMEP realizarão a prova da segunda fase no dia 08 de outubro e a premiação está prevista para o dia 20 de dezembro. 

A OBMEP 
Criada em 2005, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).