Além de fichas técnicas, estudantes promoveram treinamento com a equipe da cozinha hospitalar

Acadêmicos do 3º período do curso de Nutrição do Centro Universitário Integrado desenvolveram uma cartilha com receitas específicas para crianças. O material foi produzido especialmente para o setor de pediatria do Hospital Santa Casa de Campo Mourão.  

Desenvolvido na disciplina “Projeto Interdisciplinar 3”, o projeto teve como objetivo promover melhorias nas dietas ofertadas aos pacientes do setor de pediatria, aplicando conceitos de gastronomia hospitalar para melhorar a aceitação alimentar desses pacientes. 

A coordenadora adjunta do curso de Nutrição, Janaira Berbel, explicou como surgiu a ideia do projeto. “Tivemos uma reunião com as nutricionistas da Santa Casa para entender as demandas da instituição e elas nos passaram que o hospital não possuía um manual específico que respeitasse as normativas do departamento de Nutrologia da Sociedade Brasileira de Pediatria para crianças de até 02 anos, como alimentos livres de açúcar e outros industrializados. A partir dessa informação, os acadêmicos trabalharam na reformulação das fichas técnicas e na confecção de uma cartilha”. 

Além de formularem fichas técnicas com receitas específicas para crianças conforme a idade, bem como receitas voltadas a patologias específicas como diabetes, hipertensão, insuficiência renal e intolerâncias alimentares, os acadêmicos também realizaram um treinamento técnico com a equipe da cozinha hospitalar para aplicação prática dos conceitos. A capacitação foi realizada no Laboratório de Técnica Dietética do Centro Universitário Integrado e contou com a supervisão da professora Larissa Zanella.