Estudo é desenvolvido por acadêmicos do 2º e 3º período do curso de Medicina

A rotina exigente e exaustiva das escolas médicas pode afetar profundamente o estado físico e mental dos estudantes, levando-os ao uso indiscriminado de medicamentos psicoativos. Diante deste cenário, acadêmicos do 2º e 3º período do curso de Medicina do Centro Universitário Integrado estão realizando uma pesquisa sobre o uso de medicamentos psicotrópicos pelos estudantes do curso. O estudo é orientado pela professora Paula Teresinha Tonin, que é Doutora em Ciências da Saúde com ênfase em Neurociências e comportamento.

Intitulado “Avaliação do uso de psicotrópicos por acadêmicos de Medicina de uma universidade privada do interior do Paraná“, o projeto trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva e de abordagem quantitativa, desenvolvida por meio de um questionário online que será aplicado aos acadêmicos de Medicina, maiores de 18 anos.

Desse modo, com o decorrer da pesquisa, o grupo pretende evidenciar o uso concomitante de medicamentos consumidos pelos estudantes; verificar a classe de medicamentos mais utilizada, relacionar o uso de medicamentos antes e após o ingresso no curso; relacionar o consumo de psicotrópicos com a pandemia de Covid-19 e verificar se há acompanhamento, bem como prescrição de tais medicamentos por médico especialista. Assim será possível a elaboração de um protocolo baseado na quantidade consumida pelos estudantes, visando conscientizar sobre o uso adequado dessas substâncias.