Grupo de pesquisa busca trazer subsídios para melhores formas de monitoramento e controle do inseto

A agricultura é responsável pela produção de alimentos para uso humano e animal, e subprodutos de diversas áreas como farmacologia, cosmética e indústria têxtil. Com essa grande diversidade de usos e necessidades, aliada ao aumento populacional constante, é necessária uma produção agrícola eficiente e sustentável. 

Diante desse cenário, o curso de Agronomia do Centro Universitário Integrado instituiu o Núcleo de Pesquisa Integrada em Fitotecnia. O grupo  de pesquisa é coordenado pela professora, doutora e engenheira agrônoma Marina Aparecida Viana de Alencar e composto pelos professores engenheiros agrônomos doutores João Rafael De Conte Carvalho de Alencar, Leandro Meert e Marcelo Henrique Savoldi Picoli, e mestres Antônio Krenski e Jhone de Souza Espindola. Participam do grupo também, acadêmicos do curso de Agronomia que desenvolvem trabalhos de conclusão de curso e de iniciação científica,  o que propicia aos  estudantes maior contato com a ciência e a prática agronômica.

Cigarrinha e sintomas da doença raiado fino em milho

Uma das linhas da pesquisa que tem sido desenvolvida pelo grupo de pesquisa é sobre o controle e o manejo da cigarrinha do milho, inseto que é responsável por perdas produtivas e que apresenta dificuldade de controle na região. O inseto causa danos na planta de milho devido a sucção da seiva, porém seu maior problema está relacionado a transmissão de doenças para o milho, impactando na produção e rentabilidade do produtor. 

Controle de cigarrinha em campo com produtos químicos e biológicos. Trabalho está em desenvolvimento pelos acadêmicos José Leonardo Torelli Almeida e Ricardo Carvalho, orientados pelo Prof. Dr. Marcelo Henrique Savoldi Picoli.

O grupo tem trabalhos sendo realizados em diversas vertentes, os quais irão trazer subsídios para melhores formas de monitoramento e controle da cigarrinha do milho. Estão sendo realizadas análises de produtos químicos e biológicos para controle da cigarrinha, tanto em nível de laboratório como no campo, a fim de determinar melhores estratégias de controle. A expectativa é que ao final deste ano de 2022 os primeiros resultados sejam finalizados, trazendo assim um direcionamento aos produtores de milho da região para um monitoramento e controle da praga mais efetivo.

Testes em laboratório de controle biológico de cigarrinha do milho com fungos entomopatogênicos. O trabalho está sendo desenvolvido pelas acadêmicas Waila Beatriz Ceolim e Daiane Aparecida Pereira, orientadas pela Profª. Drª. Marina Aparecida Viana de Alencar.

O Núcleo de Pesquisa Integrada em Fitotecnia foi cadastrado e certificado no Diretório de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), entidade ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações para incentivo à pesquisa no Brasil. Assim, a oficialização do grupo, tende a estimular o desenvolvimento de pesquisas de forma mais integrada e atender demandas da comunidade.

Monitoramento de cigarrinha do milho com armadilhas adesivas. O trabalho está em desenvolvimento por acadêmicos orientados pelo Prof. Dr. João Rafael De Conte Carvalho de Alencar.