Acadêmicos do curso de Pedagogia desenvolvem atividades nas escolas municipais de Campo Mourão

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma das iniciativas de política de formação inicial de docentes do Ministério da Educação (MEC), que visa principalmente, a valorização do magistério. Sua administração é conduzida pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), que acolhe Projetos Institucionais das Instituições de Ensino Superior (IES) contempladas.
O Programa teve início em 2007 e oferece bolsas de iniciação à docência aos estudantes de cursos de licenciatura presenciais e EAD e para os professores das escolas publicas que acompanham as atividades dos acadêmicos.
Para ser aprovada no processo seletivo do PIBID, a IES precisa elaborar um bom projeto institucional, que traga benefícios não só para os graduandos, mas também para os alunos e professores de escolas públicas integradas à proposta, e, além disso, precisa ter uma boa avaliação pelo MEC, o que é o caso do Integrado.
O PIBID do Integrado envolve acadêmicos e professores do curso de Pedagogia (presencial e EAD) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Campo Mourão, nas escolas Municipais Domingos José de Souza e Paulo VI.
Os acadêmicos do PIBIB organizam práticas focadas nas dificuldades apresentadas pelos alunos, elaboram vídeos de contação de história para a Educação Infantil e trabalham diversos conteúdos envolvendo a Língua portuguesa e Matemática, entre muitas outras atividades.
“Essa experiência aproxima os acadêmicos da realidade da escola pública e oportuniza a aplicação da teoria na prática. Nesse momento tão delicado, de aulas remotas impostas pela pandemia de COVID-19, o PIBID vem proporcionando uma aproximação entre o professor e o aluno e auxiliando muito no processo ensino-aprendizagem”, relata a coordenadora do PIBID do Integrado, e Professora do curso de Pedagogia, Elaine Nantes.
Confira o trabalho produzido pela aluna do PIDID Integrado, Gilmara dos Santos Sales, aplicado para os alunos do 1° ano do Ensino Fundamental I – anos iniciais de alfabetização: