Atividade foi realizada no Fórum da Comarca de Campo Mourão (PR).

No sábado (29), os acadêmicos do décimo período do curso de Direito do Centro Universitário Integrado participaram de um júri simulado. A atividade foi realizada no plenário do júri do Fórum da Comarca de Campo Mourão, sob a coordenação dos professores Caroline Bittencourt da Silveira e Ramonn Luiz Domingues.

O simulado envolveu um caso real de homicídio qualificado, onde três pessoas foram julgadas. Os participantes puderam desempenhar todos os papéis inerentes ao procedimento especial do processo penal como como juiz presidente, Ministério Público, defensor/advogado, réu, testemunhas, jurados, escrivães e oficiais.

Para o professor Ramonn Domingues, a atuação dos acadêmicos no simulado não poderia ter sido melhor. “O desempenho dos acadêmicos foi excelente. Reviveram um caso real, conseguiram reproduzir os detalhes do processo, e comparando com o caso original nossos acadêmicos da defesa conseguiram um resultado melhor, porque, em que pese não tenham obtido a absolvição, conseguiram afastar uma das qualificadoras do crime que foi a promessa de pagamento pela prática do homicídio. Além disso, houve o envolvimento direto dos acadêmicos do segundo período que exerceram o papel de jurados, o que fez aproximar o júri ainda mais da realidade”.

Domingues também ressaltou o trabalho da organização do evento. “Quero destacar a participação direta da professora Caroline Bittencourt na organização conjunta do Júri Simulado e a presteza do Integrado em atender todas as nossas necessidades, em especial os meninos da informática que nos auxiliaram na sexta-feira com a instalação dos equipamentos e no sábado durante os trabalhos”.

O coordenador do curso de Direito, Dr. Robervani Prado, destacou a importância do júri simulado para a formação dos acadêmicos. “Um dos últimos pontos mais complexos do curso, é estudar um procedimento tão relevante como é o tribunal do júri, que julga os crimes dolosos contra a vida. Trata-se de um evento consolidado e uma prática pedagógica muito importante para que os estudantes possam ter a melhor formação e se preparar da melhor maneira para enfrentar o mercado de trabalho”. 

O Júri está previsto na Constituição Federal de 1988, sendo um direito individual daqueles que são acusados de crime doloso contra a vida, de serem julgados por seus pares.