Projetos foram desenvolvidos a partir de problemas reais de empresas e instituições locais

Na noite de sexta-feira (28), o anfiteatro da unidade Câmpus do Centro Universitário Integrado ficou movimentado com a I Feira de Inovação e Empreendedorismo da instituição. Ao todo, foram apresentados 65 projetos de inovação e empreendedorismo com propostas de soluções de problemas (dores) reais das empresas Paraná Supermercados, Seara, Cooperativa Maria Macia e Agrológica, além da Prefeitura Municipal de Campo Mourão e da Farmácia-Escola Integrado. 

Foram mais de 350 acadêmicos envolvidos de todas as áreas de conhecimento. Os times, que tinham de 2 a 4 estudantes, tinham que tomar decisões como o problema a ser resolvido, o nome da empresa, estruturação do negócio e proposta de valor.

Para se prepararem para a Feira, os estudantes passaram por capacitações do Startup Garage do Sebrae. Semanalmente, eles tiveram conteúdos facilitados por consultores, além de um material didático que os guiou para a criação de um protótipo do projeto. 

Durante a exposição, mais de 15 de avaliadores julgaram as propostas e selecionaram as dez melhores para a fase final do Concurso Integrado Inova, realizada na manhã de sábado (29).

Os classificados apresentaram os projetos para uma banca composta por Eduardo Akira, Secretário de Desenvolvimento Econômico de Campo Mourão; Sandro Nasser, Gerente Regional do Sebrae; Bruno Aldana, Consultor do Sebrae, Anny Mestre, RH SEARA e Tiago Andrade, Head de Planejamento e Negócios do Grupo Integrado. 

As apresentações ocorreram em formato de pitch (3 minutos) e a banca tinha cinco minutos para os questionamentos. A disputa foi bastante acirrada e os 3 primeiros colocados foram:

1º – Agronova – 403 pontos – solução de digitalização para o peças do Agro;

2º – No doubts – 395 pontos – solução de digitalização para saúde;

3º – JMT Solutions – 384 pontos – solução de controle de entrega (logística).

Para Sandro Nasser, Gerente Regional do Sebrae, “o concurso estimulou o empreendedorismo entre os alunos e os aproximou do ecossistema de inovação de Campo Mourão, contribuindo para o surgimento de novos negócios inovadores”.

Premiação

Os três primeiros colocados ganharam troféus, consultoria personalizada de 10 horas com o Sebrae e ingressos para a Campus Party (um dos maiores eventos de inovação e empreendedorismo do mundo). O primeiro colocado ainda ganhou 100% de desconto na mensalidade de dezembro e o segundo colocado 50%.