Sessão de cinema e oficina reuniram dezenas de acadêmicos nas unidades Centro e Câmpus

Nos dias 26 e 27 de setembro, acadêmicos do Centro Universitário Integrado participaram de duas ações de promoção da saúde mental: uma sessão de cinema com o filme “O lado bom da vida” e a oficina “Saúde Mental na Universidade”.

Organizados pela Coordenação de Relacionamento da instituição, os eventos reuniram dezenas de estudantes de diferentes cursos nos anfiteatros das unidades Campus e Centro. 

Para a acadêmica do 2º período de Enfermagem, Jaqueline Hahn, que participou dos dois eventos, a experiência foi transformadora. “Nos dois dias de evento que tive o privilégio de participar, encontrei ali mais um pedacinho de mim, me senti bem, renovada. Foi tão bom poder escutar cada um falar e ali percebi que ‘realmente não estou sozinha’. No segundo dia, já cheguei mais alegre, vi o quanto é importante partilharmos nossas experiências de vida, e tirar nossas dúvidas que parecem transformar nossa vida em uma montanha russa. Escutando as nossas palestrantes explicarem cada assunto, pude compreender o quanto tudo o que sinto e vejo da minha forma, me faz ser quem eu sou e que quando não estou bem devo procurar ajudar e também saber ouvir a pessoa que às vezes está ao meu lado, precisando falar. Só tenho a agradecer ao Centro de Educação Integrado e às professoras palestrantes que me fizeram entender muitas questões. Guardarei com carinho cada palavra”.

A coordenadora de Relacionamento e do curso de Psicologia, Thais Serafim, destaca a importância das atividades de conscientização. “Este evento sinalizou a importância de falarmos sobre transtornos mentais dentro do espaço acadêmico e, sobretudo, sobre como se auto acolher e acolher os colegas em momentos difíceis. Também foi um momento importante para relembrar e sinalizar os estudantes de todos os serviços que o Integrado dispõe para o auxílio pedagógico e emocional refletindo ações que se desdobram o ano letivo inteiro e não somente no mês de setembro”.

Setembro é o mês dedicado à prevenção do suícidio, sendo a campanha Setembro Amarelo a maior campanha antiestigma do mundo. De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil são registrados cerca de 14 mil casos de suícidio por ano e cerca de 98% desses episódios estão relacionados a transtornos mentais. 

Outro dado que desperta bastante atenção é que a população jovem, entre 15 e 29 anos, é a mais afetada por sofrimento psíquico e tentativas de suicídio. Por isso, eventos como esses são tão importantes.