Atividades desenvolvidas pelas entidades enriquem o aprendizado e auxiliam na identificação das aptidões dos acadêmicos.

 

med-8-1

O curso de Medicina do Centro Universitário Integrado, que está em seu terceiro ano de funcionamento, já possui 16 ligas acadêmicas reconhecidas pelo Centro Acadêmico Willfried Baer (CAWB), pela Coordenação de Extensão e Pesquisa do curso e pelo Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente (NAPED).

As ligas acadêmicas são entidades constituídas fundamentalmente por estudantes, em que se busca aprofundar temas em uma determinada área da Medicina. Para isso, as atividades das ligas acadêmicas são orientadas segundo os princípios do tripé universitário de Ensino, Pesquisa e Extensão, de modo a solidificar a formação dos estudantes.

Além disso, aproximam os acadêmicos às especialidades de interesse, ao conhecimento extracurricular e enriquecem o aprendizado, por meio das diferentes atividades desenvolvidas.

Para contemplar o eixo do ensino, as ligas podem realizar aulas teóricas e práticas para aprofundamento de alguma técnica ou conhecimento; convidar especialistas de determinados assuntos para realizar uma roda de conversa com os ligantes; utilizar as metodologias ativas (como o flipped classroom) para discussão de assuntos e até mesmo o incentivo da docência; entre outros.

No eixo de extensão, as ligas podem realizar intervenções sociais como campanhas filantrópicas; mutirões em saúde; estágios voluntários em hospitais, centros de pesquisas ou clínicas; promover cursos abertos à comunidade civil ou científica (como aulas abertas, simpósios, congressos, entre outros); trabalhos de conscientização em escolas, asilos, indústrias; realizar minicursos práticos abertos à comunidade; entre outros.

Já no eixo de pesquisa, as ligas podem produzir artigos científicos, relatos de casos e resumos para publicação em revistas, congressos, simpósios e demais eventos científicos; realizar a publicação de livros, manuais, guias ou informativos; entre outros.

Para o acadêmico de Medicina e atual presidente do CAWB, Matheus Del Cistia, as ligas têm papel fundamental na formação dos estudantes. “Elas possibilitam uma maior imersão na Medicina e na comunidade científica, sem deixar de lado a integração e o reconhecimento da importância dos aspectos biopsicossociais no atendimento daqueles que se encontram enfermos e angustiados. As ligas acadêmicas levam os discentes além do que aprendemos nas aulas práticas ou teóricas. Elas fazem com que seja necessário a integração de tudo o que aprendemos, de forma crítica, altruísta e contextualizada à conjuntura que vivemos”, explicou o estudante.

Ainda de acordo com o estudante, as ligas também contribuem para a definição do futuro profissional. “Elas [as ligas] direcionam nossas aptidões de acordo com o tripé universitário e permitem que reconheçamos a área que queremos seguir ou, até mesmo, não seguir”, analisa.

Segundo o coordenador do ciclo profissionalizante do curso de Medicina, Alan Henrique de Lazari, as ligas acadêmicas são espaços ricos para troca de saberes entre professores, profissionais de saúde, acadêmicos e sociedade, conquistados pelo próprio estudante, pois são eles que buscam explorar e aprofundar seus conhecimentos sobre um determinado tema ou área de atuação. “Ao entrar em uma liga acadêmica, o acadêmico aumenta o contato com uma área do conhecimento de seu interesse e desejo, tornando as atividades mais atrativas, ampliando sua participação, interesse e dedicação. Todas essas questões somadas, proporcionam um aumento da aprendizagem, por meio do conhecimento prático, a participação em eventos científicos e experiência profissional”, avalia.

Atualmente, as ligas acadêmicas reconhecidas pelo CAWB são: Liga Acadêmica de Metodologia Científica Integrado (LAMCI), Liga Acadêmica de Clínica Médica (LACM), Liga Acadêmica de Morfofuncional (LAMOR), Liga de Trauma e Emergências Médicas (LATEM), Liga Acadêmica de Saúde Mental do Integrado (LASMI), Coletivo Rita Lobato, Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia do Integrado (LAGOI), Liga Acadêmica de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis/HIV (LADCIST), Liga Acadêmica de Cirurgia e Emergência do Integrado (LACEI), Liga Acadêmica de Nefrologia (LANEFRO), Liga Acadêmica de Saúde da Família do Integrado (LASFI), Liga Acadêmica de Ortopedia da Faculdade Integrado (LAOFI), Liga Acadêmica de Neurologia do Centro Universitário Integrado (LANCI), Liga Acadêmica de Pediatria do Integrado (LAPEDI), Liga Acadêmica de Cardiologia do Integrado (LACI) e Liga Acadêmica de Cirurgia Plástica (LACiP).

 

 

 

Write A Comment