Resultado mostra a excelência do trabalho desenvolvido pela equipe da revista Perspectivas Contemporâneas

A Revista Perspectivas Contemporâneas do Centro Universitário Integrado e Instituto Integrado (IN2) foi classificada como B1 em todas as áreas no novo Qualis (2017-2020). A avaliação quadrienal é realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), vinculada ao Ministério da Educação (MEC). O resultado pode ser acessado na Plataforma Sucupira.

A revista foi citada em mais de 20 diferentes áreas de cursos de Mestrados e Doutorados reconhecidos pela CAPES, como Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo, Arquitetura, Urbanismo e Design.

“Estamos trabalhando para atingirmos o Qualis A,  mas chegar ao Qualis B1 é uma conquista a ser comemorada”, destaca Nelly Marques Cordeiro, editora-chefe da Revista Perspectivas Contemporâneas.  A editora ressalta ainda que a revista vem evoluindo sempre em qualidade ao longo do tempo, graças ao trabalho dos editores e pareceristas e do apoio do Grupo Integrado à divulgação científica nacional.

É importante ressaltar que essa nova qualificação sofreu consideráveis alterações em sua metodologia. Segundo a CAPES, “[…] essa nova fórmula busca critérios mais objetivos que permitam uma comparação mais equilibrada entre áreas de avaliação, atentando-se também para a internacionalização”. A nova proposta apresenta oito classes (A1, A2, A3, A4, B1, B2, B3, B4, sendo A1 a classificação mais elevada) e se baseia nos seguintes princípios:

1. Classificação única – cada periódico recebe apenas uma qualificação, sem considerar a quantidade de áreas onde foi mencionado;

2. Classificação por áreas-mães – os periódicos foram agrupados de acordo com a área onde houve o maior número de publicações nos anos de referência da avaliação;

3. Qualis Referência – combinando indicadores bibliométricos e um modelo matemático, a Diretoria de Avaliação da Capes pré-classificou os periódicos em estratos de referência;

4. Indicadores bibliométricos – que consideram o número de citações do periódico em três bases: Scopus (CiteScore), Web of Science (Fator de Impacto) e Google Scholar (índice h5).

A revista

Perspectivas Contemporâneas é um periódico científico de publicação contínua, que visa publicar artigos de alcance regional, nacional e internacional, em português, espanhol ou inglês. Além de artigos originais, publica também artigos breves e resenhas de livros com contribuições relevantes e inéditas de pesquisadores nacionais e internacionais. A revista tem acesso aberto, não há cobrança de taxas para leitura dos artigos publicados.

É indexada por diversas agências como LATINDEX – Sistema Regional de Información em Línea para Revistas Científicas da América Latina, el Caribe, Espanha y Portugal, Sumários de Revistas Brasileiras, ASIS – Open Access & Scholarly Information System, Eletronic Journals Library University of Regensburg – Suíça), Registry of Open Access Repositories (ROAR), ZBD OPAC/Deutsche Nationalbibliothek (Alemanha), EBSCO, entre outros.