O objetivo é desenvolver habilidades técnicas e conhecimentos específicos utilizando realidae virtual

Inúmeras startups são criadas a partir de pesquisa e desenvolvimento “P&D”. Esse é o caso da recente startup XR-Brain, que promete revolucionar o ensino e a capacitação profissional por meio da realidade virtual. 

A XR-Brain foi criada em 2022 como parte do Projeto Ciência para Todos e da Iniciativa Startup Experience e tem como objetivo oferecer ambientes educacionais imersivos e eventos de metaverso com realidade neurológica para ajudar no desenvolvimento de habilidades técnicas e conhecimentos específicos. 

A startup surgiu a partir de pesquisas desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa Brasileiro em Neurotechnology – BNEURD, coordenado pela pesquisadora e professora Dra. Amanda Nunes Santiago Hubner e pelos acadêmicos Aline Sviatowski, Hilan Dlon Paz Pinto e Guilhermo Gonçalves Sézara do curso de Medicina do Centro Universitário Integrado em parceria com a  Universidade Federal do Paraná e Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Avaliação de ondas cerebrais com o uso de óculos de realidade virtual acoplado em eletroencefalograma. 

As pesquisas são desenvolvidas com metodologia ativa e imersiva com o uso de óculos de realidade virtual acoplados em eletroencefalograma, permitindo a análise das ondas cerebrais do usuário durante a experiência. Um aumento de ondas beta cerebrais indica aprendizagem.

A equipe da XR-Brain acredita que a tecnologia pode ser uma ferramenta poderosa para melhorar a educação e está comprometida em proporcionar uma experiência educacional única e de alta qualidade.