Técnico da equipe mourãoense também foi convocado e vai comandar a delegação brasileira

A acadêmica do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Integrado, Gabriely Cristina dos Santos, foi convocada pela Confederação Brasileira de Atletismo para representar o Brasil no Campeonato Pan-Americano de Marcha Atlética, nos dias 15 e 16 de abril, em Manágua, Nicarágua. 

Gabriely conquistou a vaga no Pan-Americano após quebrar o recorde paranaense e vencer a corrida de 10 km no sub-20 da Copa Brasil Caixa de Marcha Atlética, realizada em Brasília/DF, no início de março.

“Ser convocada para a seleção brasileira é sempre uma alegria, mas também é uma responsabilidade sair aqui da cidade para representar uma nação. Nesta prova, vamos em busca do melhor resultado possível, vai ser mais ou menos um teste de como será o pan-americano de atletismo”, conta Gabriely, que vai disputar seu segundo pan-americano de marcha atlética.

Para o técnico Sidmar Andrigueto Gielow, que será responsável, com outros três técnicos, pela delegação brasileira, as convocações são o reconhecimento de todo trabalho desenvolvido. “Recebemos a convocação com muita alegria, pois é a materialização do nosso trabalho. Temos uma grande expectativa para essa prova, a Gabriely é a atualmente a terceira colocada do ranking pan-americano e tem boas chances de medalha. Apesar de ser uma prova muito disputada e com condições climáticas não tão favoráveis, ela está se preparando muito bem para chegar lá e ser competitiva”, explica o treinador. 

Incentivo ao esporte

Além dos treinos, Gabriely também tem uma rotina como estudante de Fisioterapia. Ela é beneficiária do projeto bolsa-esporte do Centro Universitário Integrado e possui bolsa de estudos integral na instituição.

“A Fisioterapia foi a minha primeira opção devido ao esporte e também por fazer muitas sessões por conta de um problema na coluna e recuperação dos treinos. Pensando no futuro, a ideia é terminar a faculdade”. 

Para o técnico Paulo César da Costa, coordenador do  projeto “Atletismo Esperança”, o apoio da IES,além de contribuir para o sucesso do projeto, também transforma vidas. “O Integrado faz parte de uma grande família que além de ajudar a revelar grandes talentos, está ajudando a formar grandes profissionais. Isso é fantástico, muda a vida de crianças e jovens que estão no projeto”. 

O Centro Universitário Integrado é um dos grandes incentivadores do esporte mourãoense. Só em 2022, a instituição investiu R$1,1 milhão entre repasses da Lei de Incentivo a diversas modalidades esportivas e concessão de bolsas de estudos.