Foram considerados critérios como corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos

O curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS), modalidade EAD, do Centro Universitário Integrado de Campo Mourão conquistou a nota máxima, 5, na avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC). Os dados foram divulgados nesta terça-feira (28) pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação. Seu cálculo e sua divulgação ocorrem após realização do ENADE, com base na avaliação de desempenho de estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta – corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos.

O curso de TADS do Integrado também conquistou resultados de excelência na modalidade presencial, recebendo nota 4 na avaliação do MEC. Para o atual coordenador de área dos cursos de Gestão e Tecnologia, professor Marcelo Alexandre Cordeiro, os ótimos resultados são fruto de um trabalho realizado a muitas mãos. “Isso é mérito de toda a instituição, de todos os envolvidos, desde a direção até o próprio acadêmico, que acredita que na instituição, que está aqui e leva a sério os seus estudos. Isso é resultado principalmente do trabalho da coordenadora do curso, que na época era a professora Rosely Scheffer, junto com o pessoal do NEAD que acompanhou toda a jornada desse acadêmico que se formou e fez o ENADE em 2021. Tudo isso também foi acompanhado pela professora Mariane Bagatin, representante da área de coordenação pedagógica, esse trabalho em conjunto entre eles e também dos professores que participaram disso, auxiliaram para que isso pudesse acontecer”, avalia Cordeiro.

O coordenador de área ressalta ainda que os resultados são construídos ao longo da jornada acadêmica. “Não é um trabalho pontual que acontece no último ano, é um processo que acontece desde a primeira disciplina, desde o momento que acadêmico ingressa no curso. E ficou claro que independente da modalidade, toda a estrutura que a gente entrega e toda a dedicação do estudante dá um bom resultado”, finaliza.

Além de TADS, também foram avaliados os cursos de Educação Física EAD Licenciatura (Nota 4), Educação Física Bacharelado (Nota 3) e Pedagogia EAD (Nota 3).

Segundo supervisora do Núcleo de Ensino a Distância (NEAD), Telma Cristian Amaral, “o resultado dessa nota ele reflete todo o empenho do núcleo de educação a distância como um todo em ofertar ao estudante um ensino de qualidade, propiciando a ele um conhecimento dentro do desenvolvimento profissional e dentro do desenvolvimento humano para que ele possa ser então um profissional completo e diferenciado no mercado de trabalho. Então, todo o nosso esforço, o material de qualidade, professores gabaritados e capacitados, reflete numa nota de excelência e nas avaliações do MEC”. 

ICG

Outro importante resultado divulgado pelo MEC foi o Índice Geral de Cursos (IGC), um dos principais indicadores de qualidade do ensino superior no Brasil, calculado com base na avaliação de diferentes dimensões das instituições, como ensino, pesquisa e extensão.

O Centro Universitário Integrado obteve a nota 3 no conceito que varia de 1 a 5 e é utilizado pelo MEC para avaliar a qualidade das instituições de ensino superior e, consequentemente, determinar o seu nível de autonomia para criar novos cursos e expandir sua atuação.

Para a reitora do Centro Universitário Integrado, Maria da Conceição Montans Baer, os bons indicadores decorrem de um esforço conjunto de professores, estudantes e colaboradores. “Esses resultados demonstram o compromisso do Integrado em oferecer um ensino de excelência e contribuem para a valorização do diploma dos nossos estudantes. ”