Acadêmicos mostram que é possível conciliar prática esportiva e educação

O time de Basquete da Atlética XX de novembro, do curso de Medicina do Centro Universitário Integrado, está realizando uma pré-temporada com as equipes do Basquete Cidadão, projeto do Campo Mourão Basquete, Prefeitura de Campo Mourão e Fundação de Esportes (FECAM). 

Em uma série de quatro amistosos preparatórios com as categorias sub-15, sub-17, sub-19 e sub-22 do Campo Mourão Basquete, a equipe da XX de Novembro, que também é comandada pelos técnicos Emerson de Souza e Daiane Fuzzo, já venceu os dois primeiros jogos contra o sub-15 e sub-17.

muito proveitoso para as duas equipes que se preparam para a temporada 2023 com várias competições oficiais e universitárias.

Além da preparação para as competições oficiais e universitárias, a pré-temporada contra ex-atletas do projeto que hoje cursam Medicina, possibilita aos participantes do Basquete Cidadão perceberem que é possível conciliar formação acadêmica com esporte e qualidade de vida. 

“Muitos desses atletas que hoje estudam Medicina cresceram aqui no (Ginásio) Jk, Daniel, Silva, Lorenzo, Scheffer e Gustavão. Para nós do Campo Mourão Basquete é um orgulho ver nossas crianças crescerem”, destaca o técnico Emerson de Souza.

Para a técnica Daiane Fuzzo o time é um exemplo para atletas e crianças. “Eles estão provando que dá para conciliar muito bem esporte e estudo. Tem que aprender a ter foco. Hora de estudar é hora de estudar, hora de treinar e jogar é hora de se divertir”, completa a técnica que também se formou através do basquete e hoje comanda a base do projeto Basquete Cidadão.

Para o atleta Daniel, acadêmico do curso de medicina do Integrado, que já foi integrante da base do Campo Mourão Basquete e vice-campeão paranaense do sub-14, o esporte é fundamental para o desenvolvimento do indivíduo. “Esporte é qualidade de vida e uma importante ferramenta para desenvolver valores no cidadão como um todo. Muita coisa que acontece na quadra serve como preparação para a vida,  isso me ajudou muito e continua me ajudando na minha formação”.