Capacitação visa a manutenção da vigilância entomológica de carrapatos no Paraná

O Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde (SESA-PR), com apoio do Centro Universitário Integrado, promoveram uma capacitação com os profissionais de saúde da SESA-PR, para reconhecimento de espécies epidemiologicamente importantes para o agravo de doenças como babesiose, erlichiose e febre maculosa, visando a manutenção da vigilância entomológica de carrapatos no estado do Paraná. O treinamento foi realizado de 24 a 28 de abril, no Campus do Centro Universitário Integrado. 

Os carrapatos são ectoparasitos de grande importância veterinária e humana, pois estão envolvidos na transmissão de agentes infecciosos para o homem e os animais como babesias, riquétsias, espiroquetas e vírus. De acordo com os cálculos de risco, a infecção por uma das espécies não influencia a probabilidade de parasitismo por uma das outras duas espécies, o que agrava ainda mais o risco para a saúde. Assim, é necessária a realização de capacitação periódica de profissionais da saúde para busca e identificação de possíveis patógenos que possam ser hospedeiros de carrapatos com avaliação do risco de transmissão na população.

Servidores foram capacitados para realizar o reconhecimento de Ixodida (carrapatos)

Segundo o técnico de Vigilância Ambiental da SESA- Campo Mourão,  Reginaldo Leal Blanc, a parceria com o Centro Universitário Integrado permitiu a realização do treinamento para a capacitação e  atualização dos profissionais de saúde, o que, consequentemente, promoverá  benefícios para toda a comunidade.

Treinamento reuniu servidores de 11 Regionais de Saúde do Paraná