Projeto faz parte do Estágio de Nutrição Clínica Hospitalar

WhatsApp Image 2020-08-21 at 09.58.10

As acadêmicas do curso de Nutrição do Centro Universitário Integrado, Elen Jaques, Evellin Lara e Giovanna Bergamasco, do 8° período, desenvolveram um projeto de educação nutricional dirigido a crianças de 0 a 5 anos atendidas no SAE – Serviço de Atendimento Especializado, vinculado a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Mourão. 

A ação foi realizada na sexta-feira passada (21) e compreendeu a realização e oferta de dados cognitivos (conhecimento) às crianças e às mães e/ou responsáveis, por meio da realização de teatro de fantoches mostrando de forma lúdica como melhorar o sistema imunológico através da alimentação em ambiente decorado com motivos lúdicos, seguida da interação das crianças com os fantoches. 

O projeto segui-se com a oferta de duas receitas saudáveis aos participantes da ação (Cupcake Integral de Cenoura + Suco de Abacaxi). Ambas as receitas são ricas em vitaminas do complexo B, C, A, fibras e sais minerais como magnésio, potássio, ferro e cálcio. 

Ao final da ação as crianças, mães e/ou responsáveis puderam degustar as receitas e as mães receberam um folder ilustrado para reforçar os dados cognitivos repassados durante a implementação do projeto. Paras os que gostam de uma alimentação saudável e saborosa, as acadêmicas passaram a receita do cupcake servido no projeto: 

Cupcake Integral de Cenoura

Ingredientes

– 4 cenouras grandes cruas picadas;

– 1 xícara de chá de açúcar mascavo;

– 1 xícara de chá de óleo de canola;

– 3 ovos; 

– 1 xícara de chá de farinha de trigo integral; 

– 1 colher de sopa de fermento em pó químico.

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador, exceto o fermento em pó químico, até obter uma massa lisa e uniforme. Por último coloque o fermento em pó químico e mexa delicadamente até misturar por completo. Despeje a massa em uma forma untada e enfarinhada ou em várias forminhas de cupcake e leve para assar em formo médio (180° c) por 45 minutos ou até que, espetando com um palito, saia limpo. Sirva com suco ou chá de sua preferência.

WhatsApp Image 2020-08-21 at 08.28.08

Para o coordenador do curso de Nutrição do Centro Universitário Integrado, Renato Castro, que também é supervisor desta subárea de estágio do curso, ações desse cunho aproximam os acadêmicos de sua futura atuação profissional e permite a aplicação dos conhecimentos adquiridos em diversas disciplinas da matriz do curso. Segundo Castro, “assim, o curso de Nutrição do Integrado cumpre com uma de suas missões que é de contribuir com a promoção da segurança alimentar e nutricional e com a garantia do DHAA – Direito Humano a Alimentação Adequada à população de Campo Mourão e Região da COMCAM”, afirma.

WhatsApp Image 2020-08-21 at 08.28.08 (2)

 

WhatsApp Image 2020-08-21 at 08.28.08 (1)

 

Write A Comment