Estudantes foram selecionados para os programas de Iniciação à Docência e Residência Pedagógica

WhatsApp Image 2020-08-03 at 17.39.44

Ao todo, 48 estudantes dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas e Pedagogia do Centro Universitário Integrado foram selecionados para integrar os programas Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e Residência Pedagógica. Os acadêmicos irão atuar na rede de Educação Básica, um dos setores que mais passou por transformações neste momento de pandemia.

Apesar dos desafios, as escolas do Paraná estão se preparando para um retorno gradual das aulas presenciais. Nesse momento, as Universidades podem ser grandes aliadas das Escolas, unindo esforços na promoção do ensino de qualidade e da cidadania. Nesse sentido, o Centro Universitário Integrado está se mobilizando para contribuir com professores e alunos da Educação Básica de Campo Mourão.

De acordo com a professora Francielle Baptista, gestora dos programas no Centro Universitário Integrado, os estudantes selecionados serão acompanhados por um professor da escola e por um docente do Centro Universitário Integrado. “Esta parceria mostra que estamos comprometidos com a qualidade da educação em Campo Mourão, com a qualidade da formação dos futuros professores e com a responsabilidade social, nesse momento em que a educação passa por tantos desafios”, explica Francielle.

Os estudantes, selecionados por meio de processo seletivo, receberão bolsas da Capes durante os 18 meses de atividade, a partir de agosto. Também foram selecionados professores da rede básica de educação das Escolas Municipais Domingos José de Souza e Paulo VI e do colégio Estadual Darcy José Costa, de Campo Mourão.

O Programa de Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade do curso. Já o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) tem como finalidade a valorização dos cursos de licenciatura dentro da estrutura universitária e, ao mesmo tempo, estimular a convivência dos graduandos com o cotidiano do exercício da função docente.

Write A Comment