Projeto desenvolvido por estudantes do 1º período do curso aborda temas do cotidiano acadêmico

jornal psico

Acadêmicos do 1º período do curso de Psicologia do Centro Universitário Integrado lançaram um jornal on-line para abordar os desafios no Ensino Superior. Desenvolvida ao longo do primeiro semestre deste ano, a “Gazeta Universitária – de estudante para estudante” traz em sua primeira edição um tema do cotidiano dos estudantes: “Adaptação e vínculo no contexto universitário”.

Segundo a professora e coordenadora do curso, Thaís Serafim, o tema foi escolhido de modo a acolher os estudantes que estavam em processo de adaptação e também prepará-los teórica e tecnicamente para prestarem auxílio e suporte a novas turmas de calouros. “Acreditamos que o jornal possa auxiliar todos os estudantes do Integrado (e demais instituições de ensino superior). Sabe-se que o processo de entrada à Universidade é cercado de muita ansiedade e expectativas, resumidamente: não é fácil! Assim, buscamos com a disciplina compreender como se dá este processo, as dificuldades inerentes e as repercussões da experiência universitária no desenvolvimento psicossocial dos alunos”, explica a coordenadora.

Ainda de acordo com coordenadora, os temas abordados no informativo foram definidos após o estudo sobre o processo de adaptação do estudante no ambiente acadêmico. “ A partir deste estudo/preparação é que foi possível elaborar matérias que informassem, conscientizassem e preparassem os estudantes para os desafios do Ensino Superior. Ademais, uma instituição que está preparada para lidar com as demandas de adaptação e vinculação, tende a contribuir com o sucesso de seus alunos, sentimento de pertença e diminuição dos índices de evasão. Enquanto curso de Psicologia esta foi a nossa forma de contribuir”, avalia.

O resultado do projeto, um jornal com linguagem acessível e temas relevantes sobre o cotidiano dos estudantes, pode ser conferido no link: https://gazetauniversitaria.github.io

Write A Comment