Atleta patrocinada pelo Grupo Integrado participará de competições europeias visando subir no ranking internacional

Flávia Maria de Lima, atleta meio-fundista, conquistou o primeiro lugar na prova de atletismo na XVIII Atlética 2000 Meeting, realizada no último domingo (02), em San Vito Tagliamento, norte da Itália. A esportista, chegou à Europa há duas semanas para se preparar para as provas que antecedem as Olimpíadas, estabeleceu um novo recorde no meeting na categoria dos 800 metros, com o tempo de 2’01”89.

Com o resultado em San Vito Tagliamento, Flávia aumenta suas chances de ser convocada para a equipe brasileira que disputará as Olimpíadas de Paris. “Essa competição na Itália foi de grande importância, onde consegui melhorar minha pontuação, apesar das dificuldades recentes. No mês passado, fiquei quase três semanas sem treinar devido a uma lesão e precisei desistir do Ibero-Americano e do GP de Cuiabá, que eram cruciais para minha pontuação e índice olímpico. Com meu treinador, decidimos focar na recuperação e ajustar todo o treinamento para evitar agravar a lesão. Cada competição é vital, seja para melhorar o posicionamento ou para atingir marcas técnicas fortes”, ressalta a atleta. 

Próximos passos

Flávia segue em ritmo intenso de treinamento e competições em busca de uma vaga nas Olimpíadas de Paris 2024. Nos próximos dias, a atleta participará de três provas na Europa: em Watford, na Inglaterra; em Troyes, na França; e no Campeonato de Atletismo em Bilbao, na Espanha.

Sobre a atleta

Nascida em Campo do Tenente, Paraná, é uma meio-fundista olímpica brasileira que começou a correr aos 17 anos, em 2010, participando dos jogos escolares. Foi descoberta pelo treinador Paulo Cezar da Costa, que a encaminhou para treinar com o técnico Luiz Alberto de Oliveira. Mudou-se para Campo Mourão em meados de julho de 2010 para treinar com Luiz Alberto.

A atleta brasileira é especialista em provas de meio-fundo, ostenta um vasto histórico de conquistas. Entre suas maiores, está o título de campeã sul-americana dos 800 metros. Em 2015, Flávia representou o Brasil nos Jogos Pan-Americanos, competindo em três provas: 1500 metros, revezamento 4×400 metros e os 800 metros, garantindo a medalha de bronze.

 No mesmo ano, participou do Campeonato Mundial de Atletismo nos 800 metros, embora não tenha avançado para as fases finais, sua participação evidenciou sua presença em eventos de elite e Em 2016, Flávia Maria, participou dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.