Foram realizadas diversas atividades para dar as boas-vindas aos novos acadêmicos.

1-2

Durante a semana, os calouros participaram de aula-trote com os veteranos, bate-papo com instruções pedagógicas, compartilhamento de experiências, tour pela universidade, sessão Cine-Psico, com o filme “Um estranho no ninho”, e receberam lembrancinhas produzidas pelos veteranos. Os novos acadêmicos também assistiram à palestra “As influências da Eugenia e da Higiene Mental no desenvolvimento da Psicologia brasileira”, com a psicóloga Maria Lucia Boarini e a psicóloga e professora do curso, Lorena Maria da Silva. Na ocasião, as palestrantes divulgaram o livro recém-lançado “A busca da perfeição: o ideário eugenista em pauta” que conta com um capítulo escrito por elas.

3-1

Segundo a coordenadora do curso de Psicologia do Integrado, Thaís Serafim, a entrada no ensino superior não é simples e pode acarretar uma série de angústias nos ingressantes. Por isso, o apoio da instituição de ensino é muito importante neste momento. “Entendemos que o papel da instituição é possibilitar a inserção do universitário no ambiente acadêmico de forma acolhedora e humanizada”, explica.

A caloura Ana Beatriz Krichicovski avaliou o momento como de extrema importância. “No primeiro contato com a universidade, há sempre certo anseio e nervosismo que acabam nos acompanhando. Esse nervosismo também é suscitado pelas inúmeras expectativas que nos são colocadas em relação a este momento. A semana de integração, para mim, e para os estudantes do primeiro período com quem tive mais contato, garantiu uma serenidade ao entrar no mundo acadêmico, com um ar mais calmo e descontraído pudemos conhecer melhor a faculdade, sem contar o contato que foi estabelecido com os veteranos”, conta.

Já a veterana Alessandra Berbet disse ser um privilégio contribuir com o acolhimento dos novatos, relembrando que foi muito bem acolhida quando iniciou o curso. “Já é o segundo ano em que participo da Semana de Integração e eu amei. Participei da aula-trote e me chamam de ‘prof’ até hoje! É uma oportunidade de estarmos juntos e demonstrar ajuda e interesse pelos alunos”, explica Alessandra.

Configura algumas fotos das atividades realizadas durante a integração:

5
8-4
7-8

 

Write A Comment