Evento é uma tradição do curso de Enfermagem da Instituição

1-574790365005142

O Centro Universitário Integrado foi palco, na noite de segunda-feira (2), da 4ª Cerimônia da Lâmpada da 16ª e 17ª turma do curso de Enfermagem da Instituição. A tradicional cerimônia marca a passagem onde o graduando do último ano entrega a lâmpada acesa para o estudante que iniciará o período de estágios curriculares.

A cerimônia representa um importante simbolismo da profissão, onde o estudante mantém sempre acesa a chama do ideal, parte fundamental do curso de Enfermagem.

História

Florence Nightingale (1810-1920), precursora da Enfermagem mundial, impulsionou a arte de cuidar para o campo das profissões, qualificando o cuidado prestado a feridos e doentes, hospitalizados ou não. Mesmo vivendo de forma aristocrática e refinada, Florence Nightingale era uma mulher de atitudes simples, que valorizava a vida humana sem distinção. Cosmopolita, era avançada para o seu tempo, abdicou do matrimonio para se dedicar ao que lhe era mais peculiar: cuidar da vida de pessoas necessitadas e enfermas.

Durante a noite, Florence Nightingale visitava os feridos levando uma lanterna de campanha para iluminar seus passos nos longos corredores e os próprios soldados a quem prestava cuidados necessários. O efeito da luz, além de possibilitar a atenta observação, aplacava a dor e solidão dos feridos, animando-os na luta contínua pela vida. Por essas rondas noturnas, Florence ficou conhecida como a Dama da Lâmpada. Vencida a guerra, em 1856, Florence Nightingale retornou com suas assistentes para a Inglaterra. Assim, a lâmpada tornou-se o símbolo da Enfermagem no mundo e sua representação foi estilizada, assumindo a forma de uma lamparina grega.

Confira algumas fotos do evento e veja o álbum completo na Página do Centro Universitário Integrado no Facebook.

4-449

 

3-12

 

7-2

 

2-5414888

 

5-10

 

 

Write A Comment