Atividade faz parte do Projeto Interdisciplinar 1 e visa a promoção da mudança do comportamento alimentar das crianças 

O curso de Nutrição do Centro Universitário Integrado tem se destacado entre os cursos de graduação nesta área do conhecimento por oferecer disciplinas que utilizam metodologias ativas de ensino e aprendizagem baseada em projetos. Nessas metodologias, o acadêmico passa a ser protagonista do próprio conhecimento e o aprendizado ocorre por meio do “aprender fazendo”, discutir e expor entre e para os pares. 

Um exemplo disso é o Projeto Interdisciplinar  1 (PI 1), desenvolvido no primeiro período do curso, cuja temática nesse semestre foi a gamificação, processo que consiste no uso de jogos para engajar, motivar e facilitar o aprendizado. Durante os encontros do PI 1, os acadêmicos receberam instruções e tiveram um webinar sobre gamificação com um expert na área, o professor doutor Rafael Zampar. 

Para esse projeto os acadêmicos foram divididos em grupos, que ficaram responsáveis pela construção de um jogo lúdico com a temática “alimentação e nutrição para a promoção da mudança do comportamento alimentar de alunos das séries iniciais da educação infantil”.

Com muita criatividade, os acadêmicos criaram cinco jogos que serão utilizados no segundo período do curso, na disciplina de Educação Nutricional, onde eles farão um diagnóstico de situação em uma escola e depois vão propor um projeto de educação nutricional utilizando os jogos criados para engajar os escolares no processo. 

Segundo o coordenador do curso, Renato Castro, projetos como estes trazem soluções para problemas reais da comunidade e ainda incutem na formação dos acadêmicos habilidades esperadas pelo mercado de trabalho, como criatividade, trabalho em equipe, liderança e resolução de problemas reais.

Vestibular 

O curso de Nutrição está com inscrições abertas para o Vestibular de Inverno. A prova é on-line e o curso está oferecendo 20% de desconto nas mensalidades para ingressantes.  Para se inscrever gratuitamente, acesse o site: vestibular.grupointegrado.br.