O estágio é uma experiência fundamental para o desenvolvimento de qualquer profissional. Confira neste artigo algumas dicas sobre o assunto.

O estágio é o primeiro contato do estudante com o mercado de trabalho dentro da sua área de atuação escolhida. Essa experiência é uma importante aliada ao curso de graduação, auxiliando no processo de desenvolvimento e aprendizagem do aluno, fazendo com que ele confira a rotina que provavelmente terá após sua formação.

Além de ajudar o aluno a construir sua carreira profissional, o estágio também é essencial para a vida acadêmica. Apesar de, ao longo da graduação, o estudante passar por diversos seminários, atividades e dinâmicas que simulam a vida de um profissional, é através do estágio que ele realmente consegue colocar em prática os conteúdos trabalhados em sala de aula.

O programa de estágio também é importante para que o aluno troque experiências com pessoas que já trabalham na área, recebendo conselhos e traçando planos. Dessa forma, o estagiário fortalece seu networking, formando uma rede de contatos profissionais, o que pode fazer toda a diferença na hora de procurar um emprego.

Boa parte dos cursos de graduação contam com o estágio supervisionado em sua grade curricular. Esse estágio obrigatório funciona como qualquer outra disciplina, e o estudante não consegue se formar se não tiver concluído esse requisito. Por conta dessa obrigatoriedade, algumas vagas podem não ter remuneração, mas isso não diminui o crescimento que o estágio proporciona para a carreira do estudante: neste momento, o mais importante é aprender e, se necessário, trocar seus serviços apenas pela vivência profissional.

Tanto no caso do estágio obrigatório quanto do estágio remunerado, o estudante não é o único beneficiado da história. Geralmente, as vagas de estágio são oferecidas por empresas e órgãos parceiros da instituição de ensino, que encontram nos estagiários um profissional mais disposto e cheio de novas ideias para fazer parte do seu quadro de colaboradores.

E a importância do estágio vai além do crescimento profissional. Ao ingressar no mercado de trabalho, ainda que em um cargo de menor complexidade, o estagiário encontra dificuldades que podem não ser as mesmas vistas em sala de aula. Aprender a lidar com as adversidades e a se portar em um ambiente de trabalho é fundamental para criar no aluno um senso de responsabilidade ainda maior do que o exigido pela vida acadêmica, ajudando também no seu desenvolvimento pessoal.

Como conseguir um estágio em sua área.

Se o mercado de trabalho já é competitivo, o cenário é ainda pior quando falamos de estágio. É comum ver diversos alunos de uma só turma competindo entre si pela mesma oportunidade. Por isso, é importante saber onde procurar, para chegar à vaga com antecedência, e como destacar seu currículo dentre todos que serão analisados pelo responsável.

Em primeiro lugar, você deve ficar de olho na sua caixa de e-mail e nos murais da instituição de ensino. Dessa forma, é muito mais fácil encontrar uma oportunidade e candidatar-se antes dos demais. Você também pode utilizar as redes sociais, buscando grupos de vagas em sua região, além de falar com veteranos que já passaram por esse processo e podem fornecer dicas valiosas.

Quando encontrar uma vaga que seja do seu interesse, é fundamental enviar um currículo atualizado. Não se esqueça de mencionar cursos, habilidades específicas e experiências anteriores, descrevendo brevemente os aprendizados e atividades executadas, mesmo que não tenham muita relação com a área em questão.

Seja em seu currículo, nas redes sociais, como o LinkedIn, ou durante a entrevista, seja sempre transparente. Não minta sobre suas habilidades, conhecimentos e experiências, pois você pode precisar fazer algo que não domina e, então, todos saberão a verdade. Uma boa dica é ser leal a si mesmo e demonstrar para o seu empregador que você está aberto a aprender tudo o que for preciso.

Além de servir como porta de entrada para o mercado de trabalho, o estágio pode vir a ser, de fato, o seu primeiro emprego. Casos de estagiários que foram efetivados posteriormente não são raros: você só precisa demonstrar o domínio necessário de suas tarefas, seu comprometimento e conquistar a simpatia da equipe.

Faça o seu trabalho bem feito e desfrute de todas as oportunidades que um estágio pode oferecer para a sua carreira profissional. Alguns cursos permitem que o aluno comece a estagiar já no primeiro período, possibilitando que você passe por diferentes empresas e aumente seu leque de conhecimento e contatos. Aproveitar esse momento dando o melhor de si é essencial para construir um nome e garantir ótimas oportunidades no futuro.