Conseguir um trabalho sem ter experiência é um grande desafio. Confira no artigo de hoje do Integrado Carreiras algumas dicas que irão facilitar a sua missão.

A hora de encontrar o primeiro emprego chega para todos. Seja durante ou após o ensino médio ou superior, todos precisam enfrentar a missão de passar por uma entrevista de emprego e conquistar a oportunidade de ter sua primeira experiência profissional.

Muitas pessoas têm a sorte de ter familiares ou amigos empresários ou com bons contatos. Dessa forma, é possível conseguir a tão sonhada indicação e sair na frente dos outros candidatos. Mas, se esse não é o seu caso, é preciso buscar vagas compatíveis com o seu perfil e torcer para que seu currículo se destaque entre os demais.

E é aí que fica o problema: as empresas precisam de profissionais que já cheguem prontos para assumir as suas funções. Por isso, para evitar a contratação de pessoas que ainda precisam de um treinamento, a experiência é pré-requisito para a grande maioria das vagas, especialmente aquelas que exigem ensino superior completo.

O primeiro passo é investir em qualificação. Ao longo da graduação, é fundamental participar de palestras, fazer outras disciplinas, atividades extracurriculares, estágios e qualquer fator que valorize o seu currículo. Na internet, existem diversos cursos gratuitos, inclusive de idiomas, para aumentar sua bagagem.

Depois, é importante reunir todas essas informações em um currículo bonito e organizado. Dependendo da sua área, é possível inovar na apresentação visual do documento e fazer os olhos do recrutador brilharem antes mesmo da leitura. Entretanto, é fundamental garantir que ele consiga encontrar facilmente as principais informações, como seus dados pessoais, formação acadêmica, objetivos profissionais e informações adicionais. É neste último quesito que você deve caprichar e apresentar possíveis trabalhos informais e projetos, preferencialmente na mesma área da vaga em questão. Não minta ou invente informações em seu currículo. Você provavelmente será testado durante a entrevista de emprego e, se for pego mentindo, pode perder todas as chances de ser contratado.

Uma dica importante é preencher vários currículos para vagas diferentes, destacando as qualidades certas para cada vaga. Dessa forma, você consegue refletir o que cada empresa pede e se mostra mais preparado para assumir o cargo. Não tenha preguiça e tome cuidado com a pressa, pois editar o seu currículo correndo pode dar abertura para algumas gafes, como erros de gramática e ortografia.

Agora que você já conta com um currículo impecável, apesar da falta de experiência, chegou a hora de enviá-lo e participar da entrevista para a vaga. Desde o primeiro contato, seja por e-mail ou pelo LinkedIn, mostre que você é uma pessoa educada. Tratar todos com respeito e ser pontual, respeitando os horários combinados, faz toda a diferença no resultado final do processo seletivo.

Várias dúvidas podem passar pela cabeça de quem está prestes a participar de sua primeira entrevista de emprego. Mas existem dicas valiosas para facilitar esse processo. Confira:

1. Estude a vaga e a empresa.

Não deixe de ir para a entrevista bem preparado. Analise todos os requisitos necessários para a vaga e procure montar um discurso que mostre como você é perfeito para assumir as tarefas em questão. Além disso, visite o site e as redes sociais da empresa, estudando sua história, missão e valores, principais produtos e outros pontos que podem entrar em pauta durante a sua conversa com o recrutador.

2. Escolha bem o que vestir.

Vista-se como se já fosse um funcionário da empresa. Mais uma vez, é fundamental conhecer o ambiente no qual você pretende trabalhar. Ele é do tipo informal ou exige um traje específico? Se não encontrar essa informação, recomenda-se usar roupas mais sociais, afinal, é melhor pecar pelo exagero do que pela falta de cuidado.

3. Estude o seu currículo.

Seu currículo é o seu cartão de visitas. Para passar mais credibilidade, é essencial que você saiba exatamente o que está escrito ali, a fim de não levar para a entrevista um discurso diferente do que foi apresentado no documento. Mas você pode fazer uma colinha: leve uma cópia impressa do seu currículo e marque pontos fundamentais para que você não esqueça de mencioná-los durante a conversa.

4. Pense nos seus pontos fortes e fracos.

Pode parecer mentira, mas a pergunta “qual é o seu maior defeito?” realmente faz parte de muitas entrevistas de emprego. Por isso, antes da entrevista, busque se conhecer. É bom que você saiba responder a todos os questionamentos do recrutador. Analise seus pontos fortes, suas principais habilidades, e não se esqueça de descobrir suas fraquezas, os pontos em que você precisa se desenvolver e melhorar.

5. Seja você mesmo!

Por mais clichê que seja, essa dica faz toda a diferença. O responsável pela entrevista já espera que os candidatos estejam nervosos, mas conseguir controlar a ansiedade pode ser o diferencial que fará você ser contratado. Não elabore mentiras, tente não ficar tão tenso e procure manter o contato visual durante a entrevista. Tudo fica mais fácil quando você se sente leve e à vontade para explorar todo o seu potencial.

Nem só de experiências profissionais é feito um bom currículo. Mostrar que você possui uma boa bagagem e está aberto a aprender são passos fundamentais para conquistar uma oportunidade e dar início à sua trajetória profissional. Não desanime e mantenha o foco: o primeiro emprego é só a fase inicial de uma carreira bem sucedida que lhe espera.