Atividade faz parte do Projeto Interdisciplinar 3, que prima pela resolução de problemas reais da comunidade 

O curso de Nutrição do Centro Universitário Integrado investe na utilização de metodologias inovadoras de ensino-aprendizagem que permitem, além da obtenção de habilidades técnicas das Ciências da Nutrição, a aquisição de habilidades requeridas para os profissionais do futuro, como criatividade e resolução de problemas reais.

Um exemplo disso foi o Projeto Interdisciplinar 3 da matriz curricular do curso, realizado no primeiro semestre letivo de 2021. Os acadêmicos foram orientados, por meio da metodologia de aprendizagem baseada em projetos, a construírem uma mini cartilha de orientações dietéticas para o grupo de pacientes ostomizados de Campo Mourão, que atualmente conta com cerca de 170 participantes. 

Para esse projeto, os acadêmicos do 3º período de Nutrição foram divididos em grupos e cada grupo ficou responsável pelo elaboração de um capítulo da cartilha, que além de introdução aborda temas como alimentos que odorizam as fezes, dieta de baixo resíduo (para períodos de diarréia), hidratação e receitas. 

Após a elaboração da cartilha, a mesma passou por uma revisão técnica do professor orientador do Projeto Interdisciplinar e foi digitalizada por um componente da turma para posterior repasse à enfermeira gestora do Grupo de Ostomizados de Campo Mourão. Para conferir a cartilha, clique aqui.

De acordo com o coordenador do curso de Nutrição, Renato Castro, com o projeto interdisciplinar os acadêmicos levaram dados cognitivos (conhecimento) sobre os cuidados nutricionais aos participantes do grupo para minimizar os desconfortos de viver com a bolsa de colostomia e o isolamento social, melhorando a qualidade de vida. 

O professor Renato, que além de coordenador do curso foi orientador do Projeto Interdisciplinar 3, parabenizou os acadêmicos pelo excelente trabalho que agregou conhecimento aos discentes por envolver componentes curriculares das disciplinas do semestre letivo para a construção do produto final da disciplina.

Vestibular

Para quem deseja seguir a carreira das Ciências da Nutrição e ser um acadêmico Integrado, estão abertas as inscrições para o Vestibular de Inverno, que pode ser realizado de forma on-line. Além disso, nesta campanha o curso está com incentivo de 20% de desconto na mensalidade para ingressantes. 

Para saber mais e realizar a sua inscrição, acesse: vestibular.grupointegrado.br