É muito comum surgirem dúvidas sobre os diferentes tipos de pós-graduação. Descubra as principais diferenças e semelhanças entre uma especialização e mestrado neste artigo.

“Terminei a faculdade! E agora??”, essa é uma das dúvidas que mais assombra os acadêmicos que estão concluindo a graduação. E o questionamento surge especialmente porque o fim da faculdade costuma significar o começo da jornada profissional. Significa se inserir no mercado de trabalho, buscar novas experiências e profissionalização. Diante desse anseio por novas capacitações e especializações, muitos recém-formados optam por trabalhar e, paralelamente, fazer algum curso. Normalmente, continuar estudando é boa alternativa para quem deseja se manter atualizado sobre as novidades da sua profissão ou se especializar em uma área do seu interesse, estudando mais detalhadamente sobre um nicho específico, ou até mesmo para quem quer seguir uma carreira acadêmica, se aprofundar em pesquisas e, futuramente, se tornar um docente.

Nesse caso, a especialização ou o mestrado, com certeza, são as melhores opções, porque ambos direcionam o aluno para uma carreira de estudos e um aperfeiçoamento dos seus conhecimentos. No entanto, é importante frisar que, apesar das semelhanças, existem importantes diferenças entre eles e você deve escolher o melhor caminho de acordo com o seu objetivo profissional.

Por isso, se você está em dúvida se deve iniciar uma especialização ou se inscrever para um mestrado, continue lendo esse post! Aqui, você vai encontrar as respostas certas para planejar o futuro da sua carreira!

O que é uma Pós-graduação?

Antes de tudo, é necessário definir exatamente o conceito de “pós-graduação” para não gerar confusões!

De maneira geral, todo e qualquer curso realizado depois da faculdade é denominado como “pós-graduação”. No Brasil, há dois tipos de cursos de pós: os cursos “lato sensu”, que são as especializações e os MBA’s; e os cursos “stricto sensu”, que abrangem os mestrados e doutorados.

Sabendo disso, agora, você precisa entender mais sobre cada um deles!

Principais características da Pós-Graduação “lato sensu” (especialização e MBA)

Esses cursos são popularmente conhecidos como “cursos de pós-graduação” e, comumente, eles possuem uma duração menor, variando entre 1 a 2 anos, e não são obrigados a ter uma autorização prévia do MEC. Por conta disso, eles possuem uma maior adaptabilidade, sendo possível atender melhor as demandas do mercado.

Além disso, as especializações e os MBA’s têm como objetivo trabalhar assuntos de uma maneira mais ampla e menos específica do que um mestrado, por exemplo. Mas os cursos precisam atender alguns critérios, pois, caso o contrário, eles são considerados apenas um curso livre.  

Uma das grandes vantagens é que a especialização é uma grande oportunidade para mudar a área de atuação, pois os profissionais podem estudar qualquer curso, inclusive, os que são de outras áreas de conhecimento, como por exemplo, uma especialização em “Gestão Pública” pode ser cursada por pessoas de diferentes formações.

Outra característica da pós-graduação “lato sensu” é que, em alguns cursos, é necessário apresentar um trabalho de conclusão. Isso significa que o aluno estuda o curso, mas não desenvolve um extenso projeto de pesquisa acadêmica como acontece no mestrado.

Principais características da Pós-Graduação “stricto sensu” (mestrado e doutorado)

Já o formato de pós-graduação “stricto sensu” costuma ser mais longo e possibilita um maior aprofundamento na área escolhida, exigindo maior dedicação e tempo para leitura de artigos e estudos. Esses cursos estão totalmente relacionados a quem deseja seguir uma carreira acadêmica e se tornar professor ou pesquisador.

Mas para ingressar em um curso de mestrado, não é tão simples quanto uma especialização. Nesse caso, é realizado um processo seletivo, em que o candidato deve enviar um pré-projeto de pesquisa que será avaliado, além do candidato também ser submetido a provas discursivas, análise de currículo e entrevistas.

O principal objetivo do curso é aperfeiçoar o pré-projeto apresentado pelo aluno. Para isso, um mestrado normalmente tem duração média de 2 anos e, durante todo esse tempo, o aluno redige artigos que são publicados em revistas científicas dentro do assunto abordado. E, para a conclusão do curso, é obrigatória a apresentação de uma dissertação a uma banca de professores.

Uma grande vantagem desse modelo de pós-graduação é a possibilidade de ser um “aluno especial de mestrado”, que basicamente significa ser matriculado em disciplinas isoladas. Dessa forma, o aluno consegue conhecer a didática, os conteúdos, os professores da disciplina de interesse e pode usar a experiência como um teste para descobrir se realmente deseja seguir tal carreira. Para ingressar como um aluno especial de mestrado, também é necessário participar de um processo seletivo, sendo que cada universidade possui o seu próprio edital com as suas especificações.

Agora, com todas essas informações, você já pode avaliar melhor sobre as suas projeções profissionais e pensar sobre qual caminho seguir. Pesquisar sobre os cursos das áreas do seu interesse e conversar com colegas e amigos que estão fazendo uma especialização ou um mestrado também pode somar muito nesse processo de decisão, afinal, entender mais sobre como tudo isso funciona no dia a dia e na prática é fundamental para fazer a escolha certa.