Desenvolvido por professores e acadêmicos de Medicina do Integrado, o projeto visa promover atendimento oftalmológico a crianças da rede municipal de educação

Foi realizado no último sábado (31) o lançamento oficial do projeto social “Olhar Cidadão Dr. Fernando Dlugosz”. O evento contou com a presença do prefeito Tauillo Tezelli, do secretário de saúde, Sérgio Henrique dos Santos, do pró-reitor administrativo do Integrado, Pedro Henrique Montans Baer, da viúva do Dr. Fernando Dlugosz, Tatiane Dlugosz, além de professores e acadêmicos do curso de Medicina. 

Idealizado pelos médicos oftalmologistas Bárbara Evelin Gonçalves Barboza e Michel Saab e realizado em parceria com o Centro Universitário Integrado, as Secretarias de Saúde e Educação de Campo Mourão, o empresário Newton dos Santos Leal (New Óptica) e acadêmicos de Medicina, o projeto tem por objetivo promover o diagnóstico e tratamento precoce de doenças oculares em crianças da rede municipal de educação.

O prefeito de Campo Mourão, Tauillo Tezelli, destacou a relevância do projeto e da parceria com o Integrado para o município. “É muito bom vir aqui hoje num momento tão importante para nós. Isso reforça os benefícios que a vinda do curso de Medicina trouxe para o município. Ao fazer esse trabalho tão importante de prevenção, o Grupo Integrado demonstra o compromisso social com a cidade. Esperamos continuar nessa luta em benefício de quem mais precisa, de quem depende da administração. A administração não anda sozinha, ela depende de parceiros e o Integrado é um grande parceiro do município e é isso que faz a cidade, a união de todos”, disse.

O pró-reitor administrativo do Integrado, Pedro Henrique Montans Baer, ressaltou a importância do projeto para a população. “É uma satisfação estar aqui hoje. Temos que parabenizar a iniciativa da Drª. Barbara, dos professores e acadêmicos de Medicina. É um trabalho muito importante para a cidade e para a região, esperamos que isso ajude a população a diagnosticar e tratar com antecedência os problemas oftalmológicos”, destacou.

O projeto “Olhar Cidadão Dr. Fernando Dlugosz” é uma forma de homenagear e dar continuidade ao trabalho social desenvolvido pelo oftalmologista mourãoense Fernando Dlugosz, que por mais de 20 anos realizou no Centro Social Urbano um trabalho voltado ao atendimento e identificação de anormalidades visuais na infância.

Para a viúva do médico, Tatiane Dlugosz, ver a continuidade do trabalho do marido é reconfortante. “Ele fez um trabalho lindo durante muitos anos em parceria com a prefeitura e quando a Bárbara sugeriu que esse projeto tivesse o nome dele como sendo uma continuidade, nós nos sentimos orgulhosos. A gente sente ele mais próximo, o coração fica quentinho e é uma alegria. É muito bom ver que o projeto continua porque auxilia no diagnóstico de tantas crianças que precisam e talvez não tivessem essa oportunidade”, contou.