Realizado em parceria com o Ministério da Saúde e a SESA-PR, curso via capacitar técnicos para identificação de vetores da doença

O Centro Universitário Integrado, em parceria com o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde (SESA-PR), promove, de 2 a 6 de agosto, um treinamento sobre Identificação e Classificação de Triatomíneos no Controle da Doença de Chagas para os profissionais de saúde da SESA-PR.

No curso, técnicos das 22 Regionais de Saúde passarão por treinamento prático de identificação dos triatomíneos visando a manutenção da vigilância entomológica no Estado do Paraná. O objetivo é melhorar a capacidade de resposta do Serviço de Vigilância Epidemiológica para a detecção dos casos e tratamento adequado.

A Doença de Chagas ou Tripanossomíase Americana é uma infecção parasitária causada pelo protozoário flagelado Trypanosoma cruzi (T. cruzi) e transmitida pelo triatomíneo, popularmente conhecido como bicho-barbeiro.

Segundo o técnico de Vigilância Ambiental da SESA- Campo Mourão, Reginaldo Leal Blanc, o treinamento realizado em parceria com o Integrado trará benefícios para toda a comunidade.

Além dos técnicos da SESA-PR, o treinamento conta com cinco vagas destinadas à comunidade acadêmica do Integrado. Devido à pandemia, os participantes foram divididos em dois grupos de estudo, sendo respeitadas as normas de segurança.