A prática das manobras é fundamental para uma atuação com qualidade e segurança nos diferentes cenários de atuação do enfermeiro

Na noite de ontem (19), os acadêmicos do sexto período do curso de Enfermagem do Centro Universitário Integrado participaram de uma aula prática sobre as manobras de Reanimação Cardiopulmonar (RCP).  A aula, realizada no anfiteatro da unidade Câmpus, foi conduzida pelo coordenador do curso, Prof. Me. Roney Alan Nogueira com auxílio de docentes do curso.

O treinamento dos estudantes de enfermagem sobre as manobras de RCP é fundamental para uma atuação com qualidade e segurança nos diferentes cenários de atuação do enfermeiro. “O objetivo dessa aula, na disciplina de Paciente Crítico, é preparar o acadêmico com o conhecimento prático para prestar assistência adequada e de qualidade”, explicou o coordenador.

Para a acadêmica de Enfermagem, Layane Lopes, a aula foi especial. “A aula prática que tivemos sobre RCP foi um momento muito marcante. Com o auxílio dos professores, a aprendizagem acabou se tornando muito mais fácil. Foi o momento em que conseguimos relacionar a teoria, que já tínhamos visto, com a prática. Também pudemos tirar nossas dúvidas e colocar a técnica em prática. Essa forma de aprendizagem é muito satisfatória, pois pudemos sentir um pouco da experiência e da emoção da reanimação cardiorrespiratória”, contou a estudante.

Segundo a American Heart Association, para cada minuto de atraso no atendimento à vítima de uma parada cardiorrespiratória, a chance de sobrevivência cai 10%. Quando alguém, mesmo não sendo profissional de saúde, sabe como executar a reanimação cardiopulmonar (RCP) e a inicia imediatamente, a chance de sobrevivência da vítima pode duplicar ou até triplicar.