Estudantes integram grupo de trabalho da rede europeia Businet

Integrado-1

Os acadêmicos do curso de Medicina do Centro Universitário Integrado, Matheus Del Cistia e Bianca Caroline da Silva estão participando de um grupo colaborativo da rede europeia de Universidades, Businet. A rede foi fundada em 1987 por um grupo de instituições de ensino superior interessadas em desenvolver programas internacionais em Negócios e promover diversas oportunidades de Educação Superior para acadêmicos e docentes. Atualmente, a Businet conta com 121 membros e está representada em 35 países.

O grupo colaborativo “Health and Social Matters” reúne pessoas envolvidas com os aspectos sociais e de saúde relacionados ao trabalho. O objetivo é trabalhar em conjunto e desenvolver projetos comuns, estimular o desenvolvimento de competências interculturais, profissionais e de soft skills. Dentro deste grande grupo, estudantes, professores e pesquisadores de diversos países são subdivididos em subgrupos de trabalho. O acadêmico Matheus participa do subgrupo “Post Covid Experience at Work” e a acadêmica Bianca Caroline do subgrupo “Sedentary Life at Work”.

Segundo o acadêmico Matheus Del Cistia, participar do grupo colaborativo é uma oportunidade  incomparável. “Ter a oportunidade de representar o Centro Universitário Integrado é extremamente gratificante. Indica que nós, educandos, educadores e gestores, estamos no caminho certo para a internacionalização de nossa instituição. Quando digo internacionalizar, não digo apenas de levar o nome do nosso curso ou da nossa universidade para o exterior. O processo é muito maior do que isso, ele compreende a troca científica, cultural e social entre diversas instituições, países e pessoas. A experiência que temos ao frequentar o projeto é única, é algo que instiga o nosso desenvolvimento pessoal, profissional e humanitário; é algo muito maior que nós mesmos”,  contou o acadêmico.

Já para a acadêmica Bianca Caroline, participar do grupo de trabalho é, também, uma chance de conhecer outras culturas. “A participação no grupo “Sedentary Life at Work” vem sendo muito proveitosa e satisfatória, pois, além de discutirmos temas importantes na atualidade, como o sedentarismo no trabalho, realizamos trocas culturais incríveis ao conhecer outras culturas e poder compartilhar a cultura brasileira também. Trata-se de um projeto extraordinário de imersão cultural e de conhecimento, objetivando o crescimento em grupo de todos”, relata Bianca.

O Centro Universitário Integrado foi a primeira Instituição da América Latina a estabelecer, por meio de seu Núcleo de Internacionalização, parceria com a Businet. A rede  possui 12 grupos de trabalhos voltados aos mais diversos assuntos, como saúde e questões sociais, pesquisa de grupo de interesse especial, turismo, empreendedorismo e comunicação.

 

Write A Comment