Estudantes integram o projeto que visa identificar fatores de risco para o desenvolvimento da forma grave da Covid-19 em adultos e idosos

As acadêmicas do curso de Farmácia do Centro Universitário Integrado, Jade Melo, Lady Daiane Dezilio, Thaila Marangoni e Vitória Gonçalves, estão participando de uma pesquisa de enfrentamento da Covid-19 desenvolvida pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

A pesquisa, intitulada “Acompanhamento Longitudinal de adultos e idosos que receberam alta da internação hospitalar por Covid-19”, é coordenada pela professora Dra. Maria Aparecida Salci e tem como objetivo identificar fatores de risco para o desenvolvimento da forma grave de Covid-19 em adultos e idosos. Também são avaliadas as sequelas físicas e emocionais, repercussão na produtividade e impactos econômicos a curto/médio e longo prazo após a alta hospitalar.

As acadêmicas do Integrado compõem o grupo, que conta com mais de 45 pesquisadores e atuam realizando entrevistas com pacientes e seus familiares a partir de contato telefônico.

Além da UEM, a pesquisa conta com o apoio da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná, da Universidade Federal de Pelotas e da Duke University.