Projeto de Iniciação Científica conta com a participação de estudantes do 4º e 6º período do curso

O projeto de pesquisa intitulado “Novo coronavírus: pesquisa de indivíduos assintomáticos para a COVID-19 e relação com grupo sanguíneo” teve início em maio de 2021 e conta com a participação de sete acadêmicos do curso de Biomedicina do Centro Universitário Integrado, que estão no 4º e 6º períodos do curso que são voluntários de iniciação científica.

A pesquisa tem como objetivo identificar indivíduos assintomáticos para COVID-19 e tentar traçar uma correlação com o tipo sanguíneo. Para isso estão sendo recrutados voluntários saudáveis que não tenham tido COVID-19, que preferencialmente tenham convivido com casos sabidamente positivos e que ainda não tenha tomado a vacina para a COVID-19.

 As amostras de sangue dos participantes são submetidas a exame para determinação do tipo sanguíneo e para a detecção de anticorpos IgM e IgG anti-Sars-COV-2, a presença de tais anticorpos na ausência de sintomas é indicativa de imunidade adquirida ao vírus e sugere um indivíduo assintomático.

Segundo a professora Taisa Rocha Navasconi Berbert, coordenadora do curso de Biomedicina e supervisora do projeto, a partir desse estudo espera-se que seja possível entender um pouco mais sobre os aspectos envolvidos na possível resistência ao SARS-CoV-2, contribuindo assim para melhor entendimento dos aspectos envolvidos na doença. Além disso, no âmbito acadêmico, a pesquisa proporciona aos estudantes participantes viver a rotina e desafios de um pesquisador contribuindo assim para uma formação ainda mais completa.