Confira a lista das profissões que estão crescendo no Brasil e que, em breve, estarão em alta no mercado de trabalho

Até 2019, o mercado de trabalho já vinha passando por diversas transformações. Mas, no ano passado, muitas mudanças que já eram previstas para os próximos anos foram aceleradas especialmente por conta da pandemia. O home office, por exemplo, passou a ser uma ótima opção para melhorar a qualidade de vida dos colaboradores e diminuir os custos da empresa, o que resultou em uma considerável adesão por parte do mercado. O conceito de “trabalhar sem fronteiras” logo se tornou uma realidade também, possibilitando o trabalho à distância, sem importar de onde você – ou a empresa – esteja.

Além dessas recentes mudanças, o mercado de trabalho em si está sempre se inovando, se modernizando e se reinventando. E não é surpresa para ninguém que o grande motivo para tudo isso tem sido a tecnologia, que tem transformado as profissões e apresentado novos processos e novos jeitos de trabalhar. Diante disso, estar atento a todas essas tendências é essencial para verificar as possibilidades, adentrar ao mercado de trabalho e, posteriormente, construir uma carreira de sucesso.

Abaixo, listamos 8 profissões do futuro para você conhecer mais! São profissões que, nos próximos anos, devem bombar no mercado no quesito de reconhecimento, valorização, salários e oportunidades de emprego. Confira:

1- Técnico de Informação

Toda profissão que está ligada à tecnologia é sinônimo de tendência. Com o T.I não seria diferente! Essa é uma área que vai continuar crescendo no Brasil, independentemente da situação econômica do país. Até porque a utilização de tecnologia nas empresas só tende a aumentar. E, para suprir essa demanda, ter um técnico que saiba instalar e gerir sistemas tecnológicos será primordial nos próximos anos.

Não à toa, profissões ligadas à desenvolvimento de softwares e aplicativos estão sendo cada vez mais procurados pelo mercado.

2- Profissões do agronegócio

O agronegócio está acompanhando os avanços tecnológicos da sociedade e, por isso, estes profissionais se tornaram bastante requisitados pelo mercado. É um setor que está em um constante processo de expansão e modernização e que sempre necessita de mão de obra qualificada.

Para atender esse setor, você pode ter formação nas áreas de engenharias ou até mesmo ser um técnico com competências de gestão e negócios.

3- Médico

Não importa quantos anos se passem, o papel do médico para a nossa sociedade nunca deixará de ser importante. E, até o momento, não há previsões da tecnologia conseguir substituir o trabalho do médico tão cedo.

Clínicas e hospitais dificilmente deixarão de existir bem como as doenças também não. Na verdade, ocorre o contrário! Ao observar os índices da expectativa de vida no Brasil, que só cresce e se prolonga, é possível perceber que temos uma população se preocupando cada vez mais com a sua saúde física. Isso significa que o trabalho dos profissionais da saúde, de maneira geral, está recebendo mais demandas.

E para suprir essa necessidade, os médicos são essenciais nesse processo e, por conta disso, compõem as “profissões do futuro.”

4- Professor

A classe dos professores, assim como a dos médicos, é uma que está sempre em alta. Essa é uma profissão atemporal e que impacta diretamente em um dos pontos básicos para o desenvolvimento da nossa sociedade: a educação.

É perceptível como, ano a ano, a educação está recebendo mais investimentos, tanto no âmbito público quanto no privado, e a perspectiva para os próximos anos – e décadas – é que esse cenário se acentue. Nesse caso, são diversas as possibilidades: você pode atuar como professor de ensino fundamental ou médio, universidades, escolas de idiomas ou até mesmo de cursinhos.

5- Analista de Marketing Digital

Com os inúmeros avanços e reinvenções da internet, o marketing digital é uma área que tem ganhado bastante espaço nas empresas e gerado diversas oportunidades de emprego.

Hoje em dia, trabalhar a imagem das empresas no âmbito digital é quase como uma obrigação. Afinal, quem não está na internet é como se não existisse. E é justamente aí que surge a necessidade de contratação de um analista de marketing digital.

Observado o mercado, é possível notar uma crescente no número de vagas para este profissional, já que quase toda empresa, desde as pequenas até as grandes, entende a importância de trabalhar com estratégias voltadas para o digital.

6- Advogado 4.0

Se você nunca ouviu falar dessa nova profissão, não precisa se desesperar! O advogado 4.0 nada mais é do que o profissional que atua na área de “Direito Digital”, ou seja, que utiliza a tecnologia e a inteligência artificial como grandes aliadas ao seu trabalho.

O advogado 4.0 já é uma realidade no mercado e as oportunidades de emprego têm sido significativas, já que este profissional colabora para a automação e otimização dos processos, modernização do trabalho e criação de novas estratégias.

As empresas já perceberam que contar com um advogado 4.0 na sua equipe só traz vantagens e é por isso que ele é considerado uma profissão do futuro!

7- Psicólogo

Hoje, mais do que nunca, há uma crescente consciência social sobre a importância do cuidado com a nossa saúde mental. Consideradas as doenças do século, a ansiedade e a depressão são dois grandes fantasmas que assombram a nossa população atualmente. E é claro que a pandemia colaborou muito para a intensificação desses dois problemas.

Diante desse cenário, a busca por manter uma boa qualidade de vida e bem-estar é mais do que real. Tanto que várias pesquisas já mostraram que a procura por atendimento de psicologia sofreu um estrondoso salto somente nesse último ano.

Para os próximos, a expectativa é que os índices continuem aumentando e, paralelamente, a profissão de psicólogo tenha mais espaço para crescer.

8- Arquiteto e Engenheiro 3D

Os objetos em 3D chegaram para inovar o mercado. E não demorou muito para a técnica ser aderida pela área de Arquitetura, Urbanismo e Engenharias.

Os profissionais que têm domínio desse conhecimento têm grandes chances de inserção no mercado, pois o 3D tem sido muito utilizado na criação de projetos eficientes, solução de problemas, projeção de gastos etc. Portanto, a procura por estes profissionais tem crescido consideravelmente.

E aí? Gostou de saber mais sobre as principais profissões do futuro?

As mudanças causadas pela tecnologia no mercado de trabalho são inevitáveis. Cabe aos profissionais acompanharem tais mudanças e se manterem sempre atualizados. Nesse percurso, quem tiver a habilidade de se adaptar facilmente aos novos estilos de trabalho, com certeza, sairá na frente!