Objetivo é atualizar e capacitar estudantes e profissionais em treinamento físico funcional

O curso de Educação Física do Centro Universitário Integrado em parceria com a Movimente Personal Club realizou, no último sábado (2), o curso de extensão “Treinamento Funcional – Treinando Treinadores”. Ministrado pelo preparador físico Felipe Araújo dos Santos, o curso teve como objetivo capacitar acadêmicos e profissionais de Educação Física para atuação no âmbito do esporte e promoção de saúde através da prática de exercícios físicos funcionais.

Segundo o professor e coordenador do curso de Educação Física, Geovani Rodrigues da Silva,  a atualização constante é fundamental para os profissionais da área. “O que nós estamos vendo aqui hoje é um tema super relevante, pois o profissional que está devidamente capacitado pode atuar no treinamento funcional em todos os seus métodos de treinamento. Isto é, pode trabalhar tanto com o público que busca saúde e qualidade de vida quanto os atletas que buscam desempenho físico”, explica o coordenador. 

O treinador Felipe Araújo destaca que o curso abordou o que há de mais atual quando o assunto é treinamento físico funcional. “Esse curso tem como objetivo, além de capacitar, fazer uma reciclagem dos profissionais que já estão na área e trazer um novo conceito do treinamento físico funcional. Ele não é algo novo, foi uma modalidade que foi inovada e como tal precisa ser melhor compreendida. Eu fiz algumas certificações internacionais, dei uma simplificada em todas essas certificações e montei esse curso para a gente aprender a fazer desde a primeira intervenção que a avaliação até o final do processo, que é o treinamento propriamente dito. Então, basicamente, é isso é qualificar os profissionais da área e os estudantes para fazer uma boa avaliação, fazer as intervenções de correção que tem que fazer no cliente até chegar na parte do treinamento com carga”, disse o treinador. 

Para a acadêmica do sexto período de Educação Física, Livia Pinha, o conteúdo visto no curso irá contribuir para o seu futuro profissional. “O curso foi muito interessante e educativo. Eu pretendo atuar como personal trainer, então acho importante passar esse conhecimento para os meus futuros clientes. Porque o funcional faz parte da vida de todo mundo, é puxar, empurrar, agachar, são as atividades diárias da maioria das pessoas”, contou a estudante.