Grupo que começou com a oferta de educação básica, hoje é referência em todos os níveis de ensino 

Repleto de histórias e conquistas, o Grupo Educacional Integrado comemora, neste 10 de outubro, 35 anos de existência. A instituição, que teve origem em 1986 quando um grupo de 50 pessoas resolveu se unir para transformar a educação básica em Campo Mourão, hoje é referência de ensino de alta qualidade, da educação infantil à pós-graduação. 

Após dar início ao primeiro ano letivo do Colégio Integrado em 1987, com cerca de mil alunos matriculados, a instituição nunca mais parou de evoluir e hoje, além do colégio, mantém o Centro Universitário Integrado que, atualmente, oferece mais de 20 cursos de graduação presencial incluindo Medicina e Odontologia, cerca de 30 cursos na modalidade EAD, além de diversos cursos de pós-graduação nas mais diversas áreas do conhecimento. 

De alunos que se formaram no colégio, passando por centenas de profissionais graduados até colaboradores que desenvolveram suas carreiras na instituição, muitas vidas foram transformadas nestas três décadas e meia de história.

Para Maria da Conceição Montans Baer, mantenedora do Grupo Integrado, ver a instituição completar 35 anos é uma grande conquista. “Quando demos início às nossas atividades, eu imaginava um Colégio com uma educação diferenciada, mas jamais pensamos ser um Centro Universitário com um portfólio de cursos como o que temos hoje e com o número de profissionais já atuando no mercado de trabalho. O sentimento é um misto de realização de um sonho que deu muito certo e ao mesmo tempo a sensação de dever cumprido, sem esquecer dos colaboradores que nos acompanharam durante todos estes anos e das dificuldades vencidas, que não foram poucas”, conta. 

Sobre o futuro, a mantenedora revela que a intenção é continuar evoluindo sempre. “O desejo é não parar nunca. A educação é muito dinâmica e a cada dia surgem metodologias inovadoras para nos auxiliar neste processo. Quero que o Integrado continue atendendo o seu objetivo, formar cidadãos conscientes que irão contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e responsável”, disse. 

De olho no futuro

Ser uma instituição de ensino sólida, envolvida com a comunidade na qual está inserida e que fomenta a geração e a difusão de conhecimentos, este é o compromisso do Grupo Integrado. Isso fica claro não apenas no portfólio de cursos oferecidos pela instituição, mas também em sua organização administrativa que busca sempre inovação e alinhamento com as tendências de mercado. 

O pró-reitor do Centro Universitário Integrado, Pedro Henrique Montans Baer, explica que, pensando nas oportunidades do futuro, a instituição tem se organizado para continuar a crescer mantendo a qualidade dos serviços prestados e buscando a inovação. “Para os próximos anos devemos mudar o que é necessário e dar continuidade ao compromisso do Integrado: tornar-se, cada vez mais, uma instituição inovadora e de excelência pela qualidade de seu ensino e com papel transformador da sociedade”.

Baer comentou ainda que entre os objetivos do Grupo está fomentar o ecossistema de inovação e negócios aproveitando as potencialidades da região, como o Agronegócio, a Tecnologia e a Saúde.