Prática são fruto da parceria entre os cursos de Fisioterapia e Medicina

Neste semestre, os acadêmicos do 4º e 6º períodos do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Integrado estão participando de aulas práticas no Laboratório de Simulação Realística da instituição. O objetivo das aulas é abordar na prática e de forma realista situações que os estudantes encontrarão nos estágios e na vida profissional.

As aulas práticas no ambiente de simulação realística fazem parte de um movimento de inovação e tecnologia que o curso de Fisioterapia está desenvolvendo em parceria com o curso de Medicina. 

Nas aulas das disciplinas de Fisioterapia Aplicada à Cardiologia e Fisioterapia Aplicada à Pneumologia, ministradas, respectivamente, pelas docentes Priscila Longo e Melissa Tomadon, os acadêmicos puderam conhecer as principais afecções pulmonares, compreender os eventos cardiopulmonares possíveis em indivíduos sob cuidados intensivos, além de identificar e aplicar as técnicas e intervenções em cada alteração específica.

O professor e coordenador do curso de Fisioterapia, Jusciliano Boaretto, comenta que  esse tipo de aula permite ao estudante novas maneiras de absorver o conteúdo. “Nós pensamos na utilização dos equipamentos de simulação realística porque eles permitem aos estudantes vivenciar situações que eles vão encontrar na prática. Então, eles veem desde estudos de casos clínicos até a avaliação e intervenção do fisioterapeuta. Nesse semestre utilizamos equipamentos para realizar a intubação e extubação, ver como é o processo e quais são os parâmetros. Também realizamos a ausculta pulmonar, que antes o estudante apenas imaginava o que teria quando ele chegasse no ambiente de estágio, agora ele já vê a ausculta e identifica para tomar uma ação. Além disso vimos também a ausculta cardíaca voltada às doenças cardíacas, ao processo de reabilitação cardiopulmonar e cardiovascular, explicou o coordenador.”

Jusciliano destacou ainda que as aulas no laboratório de simulação realística fizeram sucesso entre os estudantes. “As práticas ajudaram muito porque são disciplinas específicas consideradas muito difíceis pelos acadêmicos, eles ficaram encantados com o conteúdo. As aulas abrilhantaram o curso e auxiliaram para a formação dos acadêmicos com muita inovação e tecnologia”. 

Segundo a acadêmica Aline Gabrielly Alves de Souza, estudante do sexto período de Fisioterapia, as aulas práticas agregam muito conhecimento. “ Tivemos a oportunidade de repor todas as aulas práticas que havíamos perdido por causa da pandemia, isso para nós alunos é de tamanha ajuda, pois com essa oportunidade pudemos rever conteúdos que só tivemos de forma teórica. São oportunidades que valem muito, pois acrescentam no nosso conhecimento. Com as práticas aprendemos tudo detalhadamente da forma que iremos trabalhar com nossos, pacientes”, contou a estudante.