Além do título no xadrez Blitz, Natália Biazon foi vice-campeã no xadrez clássico, ambos na categoria sub-10

A aluna do Colégio Integrado, Natália de Oliveira Biazon, conquistou, na segunda-feira (11), o título de campeã brasileira de xadrez no Festival Nacional da Criança (Fenac), promovido pela Confederação Brasileira de Xadrez. O evento, realizado em Juiz de Fora (MG), reuniu os principais nomes do xadrez brasileiro da categoria Sub-8 até a Sub-14.

Natália conquistou o título de campeã brasileira de Xadrez na modalidade blitz e também o de vice campeã na modalidade xadrez clássico. A enxadrista mirim faz parte do “Projeto Xadrez”, desenvolvido pela Associação Mourãoense de Xadrez (AMX) em parceria com a Fundação de Esportes de Campo Mourão (FECAM) e Secretaria  Municipal de Educação. 

Quem também se destacou na competição foi a irmã de Natália, Heloise de Oliveira Biazon, que conquistou o 4º lugar no xadrez clássico e a 5ª colocação no xadrez blitz.

Para o fundador da AMX, Jheneyson Denis, os resultados conquistados pelos participantes do Projeto Xadrez têm feito de 2021 um ano histórico e emocionante para quem acredita no xadrez como ferramenta educacional. “É a consagração de um sonho iniciado em 2017, honrando o legado de bons resultados com os técnicos anteriores Dotorivo e Artur, e os ex- Presidentes Eric Kaneda e Gustavo Rudey. O Xadrez Mourãoense é destaque em nível estadual e, agora, nacional”.

Para o presidente da AMX, Adriano José Ferreira Bueno, este é o início de uma nova trajetória do Xadrez Mourãoense, com grandes conquistas tanto em nível estadual quanto nacional. “Isso acontece graças às parcerias que foram firmadas. É um trabalho de equipe”, ressaltou.