Enfermeira irá se especializar em Enfermagem Obstétrica na Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas

marcella vaz

Marcella Correia Vaz, egressa da 17ª turma do curso de Enfermagem do Centro Universitário Integrado, foi selecionada para o Programa de Residência Uniprofissional em Área da Saúde da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (FESP). A enfermeira irá se especializar em Enfermagem Obstétrica.

Os Programas de Residência Multiprofissional e Uniprofissional são desenvolvidos a partir da experiência dos residentes vivenciada nos cenários de prática do Sistema Único de Saúde (SUS), propiciando, desta forma, a aprendizagem reflexiva que propõe um processo de ensino-aprendizagem que visa a integração de teoria e prática.

A enfermeira conta como o interesse pela residência em Enfermagem Obstétrica surgiu durante a graduação. “No segundo ano, quando conheci a coordenadora Damiana ela nos apresentou várias áreas onde o enfermeiro poderia atuar após a graduação e dentre essas áreas a que me chamou atenção foi a residência. Então, através da pesquisa pude me aprofundar mais sobre e percebi que era o que eu realmente queria e a partir daquele dia comecei a construir o meu currículo e estudar para as provas”, conta Marcella.

Ainda segundo a egressa, a formação recebida no Integrado contribuiu de sobremaneira para sua aprovação no programa de residência. “Os estágios curriculares, extracurriculares e intracurriculares, os projetos de extensão, Iniciação Científica, monitorias, a grade curricular que traz um grande diferencial e através dos cursos, palestras, congressos, dentre outros proporcionados pelo Integrado, agregaram muito ao meu currículo, fazendo possível a aprovação na Residência”, explicou.

Para a docente e coordenadora do curso de Enfermagem do Centro Universitário Integrado, doutora Damiana Guedes, a aprovação de egressos em programas de residência é um marco para o curso. “A aprovação do Lucas e da Marcella são um divisor de águas. Esses são os primeiros acadêmicos do curso de Enfermagem do Integrado aprovados na residência. São estudantes que decidiram fazer residência após serem apresentados às áreas de especialização em que o enfermeiro pode atuar, segundo as resoluções do Conselho Federal de Enfermagem. Esses estudantes foram buscar quais caminhos de preparo eles precisavam para alcançar esse objetivo. É como eu sempre falo: estudar o que está no currículo faz parte da formação estabelecida pela legislação, mas ir além do currículo faz o diferencial do aluno como futuro enfermeiro”, contou.

A coordenadora ressalta ainda que o papel do Integrado vai além da formação profissional. “Nós estamos extremamente orgulhosos desses acadêmicos. Ver o resultado do trabalho deles, ver eles conseguindo ser aprovados naquilo que eles queriam é fazer parte de um sonho muito maior do que só formar um estudante, é fazer parte do sonho da vida de uma pessoa. E essa é a proposta do curso de Enfermagem do Integrado, não é só fazer a formação do enfermeiro, mas realmente fazer esse acadêmico entender que ele pode dar voos muito maiores do que imagina”, explicou.

Write A Comment