Competição foi realizada em 200 cidades de todo o mundo, simultaneamente

No último fim de semana, acadêmicos do Centro Universitário Integrado participaram do NASA International Space Apps Challenge, um hackathon internacional promovido, anualmente, pela agência espacial dos Estados Unidos.

O Integrado contou com três times na competição e dois chegaram até a fase final: Equipe Rocket e Equipe For the Oceans.  A equipe Rocket foi composta por Maria Roberta Belém Prado (TADS), Alexandro Vieira Lena (Biomedicina), Samara Santos Bueno (Biomedicina) e Geovana Medeiros da Silva (Tecnologia em Marketing). Já a equipe For the Oceans contou com a participação dos estudantes Luiza de Lima Olah Alves (Psicologia) e João Henrique Campos Soares.

O objetivo do NASA International Space Apps Challenge é que os participantes usem a criatividade para encontrar maneiras de resolver problemas que envolvem a Terra e o espaço e de contribuírem com a humanidade. Eles recebem casos reais desenvolvidos pela NASA e têm acesso à base de dados com informações da Agência.

Para Geovana Medeiros da Silva, acadêmica do 4º período do curso de Tecnologia em Marketing e integrante da equipe Rocket, participar do hackathon foi uma experiência única.  “O Space Apps, foi o meu primeiro Hackathon, não posso negar que foi um misto de sensações, aprendizado e nervosismo. Um misto de emoções à flor da pele. Sou grata por ter tido a oportunidade de participar”, contou a estudante. 

Além dos times formados por acadêmicos, o Centro Universitário Integrado também esteve representado na banca de avaliação pela professora Mariana Pavanelli.  “Fiquei muito feliz com o convite da Secretaria de Desenvolvimento para participar do Nasa Space Apps, principalmente quando soube que a banca seria 100% feminina, já que era uma oportunidade de mostrar o valor das mulheres na ciência. No dia da banca do Hackathon, fiquei extremamente surpresa com o engajamento e força de vontade da moçada em querer resolver os problemas propostos pela NASA! O público era muito jovem e eu fiquei encantada com a motivação e rendimento dos participantes, especialmente com os estudantes do Integrado. Campo Mourão está de parabéns pela organização deste evento”, destacou Mariana. 

Em Campo Mourão, o evento foi realizado pela Associação de Empreendedorismo e Inovação IDEA5, fundada pela Fundação Educere, Sebrae, UTFPR, Sicoob e Prefeitura Municipal.