Dicas para você transformar a sua casa na melhor sala de aula e manter a produtividade

À primeira vista, estudar em casa pode parecer muito fácil, já que o aluno se encontra no conforto da casa e com controle sob seus próprios horários. Mas se engana quem pensa assim. Na verdade, o que mais acontece é o contrário. Justamente por estar em casa e ter mais flexibilidade, é comum o aluno se perder nos estudos e não atingir o desempenho desejado.

Portanto, estudar nesse formato exige maior concentração, mais autodisciplina e autonomia por parte do aluno. E existem algumas estratégias que podem ajudar a manter a produtividade mesmo estudando em casa. Separamos algumas técnicas que vão te ajudar a manter uma rotina de estudos organizada e bem planejada. Continue lendo e confira!

Tenha um ambiente específico para estudos

Estudar em casa é realmente uma tentação: sofá, cama, mesa de jantar…

Mas acontece que esses lugares estão muito atrelados a momentos de lazer e descanso, então, estudar nesses espaços mais atrapalha do que ajuda.

O que você precisa fazer é encontrar um ambiente próprio para estudar. Uma escrivaninha e uma cadeira confortável já sanam essas suas necessidades. Se, na sua casa, tiver um cômodo livre que você possa usar para estudar, melhor ainda. Caso não tenha, tudo bem! Adapte o seu espaço para estudos no seu quarto mesmo.

Também é importante que o seu cantinho de estudo seja silencioso e te proporcione privacidade. Isso vai te ajudar a se manter mais concentrado nas leituras e videoaulas.

Deixe o pijama de lado e troque de roupa

Tente criar uma rotina como se você estivesse indo para as aulas presenciais. Pode parecer bobeira, mas só o fato de você trocar de roupa e se arrumar já faz o cérebro pensar de outra forma. É uma atitude pequena, mas que faz toda a diferença no dia a dia.

O pijama está totalmente ligado aos sentimentos de preguiça, sono e descanso. Então, o simples ato de trocar de roupa já te traz mais disposição e ânimo para estudar. Crie esse hábito!

Deixe o celular no silencioso

Com certeza, o maior obstáculo de quem estuda em casa é o celular. Basta tocar um som de notificação para você sentir a necessidade imediata de pegar o celular na mão para ver do que se trata. E, se isso acontecer, já era! Lá se vão longos minutos abrindo as redes sociais, respondendo mensagens e vendo vídeos aleatórios na internet. E, quando você percebe, o foco que você tinha foi completamente embora.

Por isso, não pense duas vezes antes de deixar o seu celular no silencioso. E se for necessário, seja ainda mais rígido: deixe o celular em uma gaveta ou em algum lugar longe da sua visão. Evite cair nessa tentação.

Crie um cronograma de estudos

Planejamento é fundamental para que as horas de estudos sejam eficazes. Então, crie um calendário estipulando as datas e os horários que você vai se dedicar para cada disciplina ou tarefa. Esse cronograma vai evitar que as matérias se acumulem e te vai te ajudar a manter os estudos em dia.

Para essa organização, você pode usar um planner, um quadro lousa de organização semanal/mensal ou até mesmo uma agenda on-line. O importante mesmo é organizar os seus horários e estudos!

Faça intervalos

Descansar é tão importante quanto estudar. Após longos períodos de produtividade, chega um momento em que o cérebro não consegue mais seguir o mesmo ritmo. E é aí que entra o descanso. Faça pausas durante o dia para refrescar a mente, respirar ar puro, conversar com alguém ou comer alguma coisa. Esse momento de distração é importante para que você relaxar um pouco e, depois, voltar com tudo para continuar os estudos.

Só preste atenção na duração desses intervalos. Nada de exageros! Estabeleça pausas curtas para não se distrair tanto a ponto de não voltar para a escrivaninha.  

Crie uma metodologia própria de estudos

É importante que cada aluno crie seus próprios métodos de estudos de acordo com os seus gostos e facilidades. Por exemplo, alguns alunos preferem criar resumos sobre o que foi estudado para reler futuramente enquanto outros gostam mais de grifar trechos e depois, só revisar o que foi destacado. Também existem pessoas que têm a memória fotográfica tão acentuada que estudam apenas lendo apostilas e livros.

Verdade seja dita, existem diversas maneiras de você estudar e, para encontrar a sua própria metodologia, você precisa testar!

Bom, agora, você já pode inserir essas dicas na sua rotina e melhorar o seu desempenho de aprendizado. Estudar em casa pode até ser desafiador, mas, com essas técnicas, você se adaptará facilmente aos estudos em casa!

Bons estudos!